Com o intuito de acelerar a imunização no Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inicia, nesta terça-feira (28), a aplicação da terceira dose em profissionais da rede estadual de saúde que atuam nos municípios da Grande Ilha. A vacinação desse público será no posto de vacinação do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), no Anil, o antigo Cintra. A sala de vacinação do IEMA/Cintra funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 12h.
A superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças SES, Tayara Pereira, destaca que poderá tomar a dose de reforço qualquer trabalhador ativo da rede estadual de saúde que tenha tomado a segunda dose da vacina CoronaVac há, pelo menos, cinco meses. “Os demais municípios maranhenses começam a imunização desses profissionais ainda esta semana. Neles, o poder público municipal será responsável pela aplicação e divulgação do calendário de vacinação dos profissionais de saúde das redes estadual, municipal e particular”, explica a superintendente Tayara Pereira.
De acordo com o que foi aprovado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Maranhão, e recomendado pelo Ministério da Saúde, será adotado o esquema heterólogo na dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para os trabalhadores da saúde que atuam nas unidades das redes públicas estadual, municipais e privadas.
A decisão dos gestores de saúde do Estado e municípios estabelece que terão prioridade de vacinação para a dose de reforço os trabalhadores da saúde que estiverem no efetivo exercício de suas funções das unidades de saúde.
Fonte: (Rádio Educadora do Maranhão / Governo do Maranhão)