sexta-feira , 26 novembro 2021
Foto: (Reprodução / Governo do Maranhão)

Governo do Maranhão recebe visita de embaixadores do Sudeste Asiático e apresenta potencialidades do Estado

O Governo do Maranhão recebeu, nesta terça-feira (21), a visita de embaixadores dos países do Sudeste Asiático, que estão em missão diplomática no Estado. A comitiva foi recebida pelo vice-governador Carlos Brandão e pelo presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Ted Lago, no Porto do Itaqui. Durante a visita, os embaixadores e encarregados de negócios conheceram o potencial portuário do Maranhão e a infraestrutura que o estado possui para viabilizar a exportação de produtos.

O vice-governador comemorou a presença de sete embaixadores que demonstraram interesse de realizar investimentos no setor portuário maranhense. “É com muita alegria que a gente os recebe para que possam conhecer nossas potencialidades e divulgar, no sentido de atrair investidores para gerar emprego e renda para o nosso porto. Eu mesmo já estive nessa região, mostrando as potencialidades do nosso estado para que eles possam vir ao Maranhão, gerar emprego, instalar indústrias e, consequentemente, gerar renda para o nosso povo”, comentou.

Os visitantes fazem parte da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) – formada pela Indonésia, Malásia, Filipinas, Singapura, Tailândia, Vietnã e Mianmar -, que tem como princípio estabelecer zona de livre comércio e realizar parcerias para uma única política externa comercial.

Para o presidente da EMAP, Ted Lago, trata-se de uma grande oportunidade poder apresentar as potencialidades de um porto, como o Itaqui, que em 2020 bateu recorde com movimentação de 25,3 milhões de toneladas de cargas. “Uma oportunidade importante para nós apresentarmos o Porto do Itaqui e o Maranhão para investidores e, principalmente, para representantes de governo de um mercado tão importante que é o asiático. Para nós, juntamente com o vice-governador Carlos Brandão, representando o governador Flávio Dino, pudemos mostrar o potencial do porto, as cargas que nós movimentamos e, principalmente, os grãos que são enviados para a Ásia”, disse Lago.

Após conhecer e afirmar ter ficado impressionado com a estrutura do complexo portuário do Maranhão, o embaixador da República da Indonésia, Edi Yusup, afirmou que em breve deve ser feita uma aproximação com as autoridades portuárias tanto do Porto do Itaqui quanto de países de maior destaque no setor, a exemplo de Singapura, Indonésia e Filipinas, com intuito de realizar negócios em um futuro próximo entre esses portos e o Maranhão. “Estamos bastante impressionados com a crescente capacidade deste porto. Acredito que aprendemos muito. Estamos esperando, para o futuro, um provável contato entre as autoridades do Porto do Itaqui e autoridades de portos nos países asiáticos”, pontuou.

Brandão e a encarregada de Negócios das Filipinas, Leilani S. Feliciano (Foto: Luiz Paula)

Reunião com empresários maranhenses

Além da visita ao Porto do Itaqui, os embaixadores participaram de uma reunião com empresários maranhenses, realizada no Palácio dos Leões. O encontro foi conduzido pelo vice-governador Carlos Brandão e teve como objetivo apresentar produtos da indústria maranhense e oportunidades de negócios com ênfase em alimentos, bem como as potencialidades estratégicas do Estado.

Durante a reunião, o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo, apresentou cada empresário presente e afirmou que as negociações também poderão ser realizadas com empresas ainda em crescimento. “Trouxemos aqui empresas com experiências em transações externas, com certificação internacional, mas, também, trouxemos empresas que estão com crescimento muito rápido. Nós acreditamos que, havendo interesse, essas empresas podem rapidamente se preparar para exportar seus produtos”, disse.

Entre representantes de empreendimentos, a diretora da marca maranhense de biscoito artesanal Zé Pereira, Isabela Murad, comentou sobre a oportunidade de expandir o negócio estabelecido em São Luís para países asiáticos. “Para a gente é uma grande satisfação participar de um evento desse, tendo a possibilidade de encontrar, conversar e mostrar um pouco do nosso produto, o Zé Pereira, que é um biscoito artesanal, produzido aqui em São Luís do Maranhão, que nos dá motivo de muito orgulho, e ver que também tem muita possibilidade de levar algo que é feito aqui, na nossa cidade, no nosso estado, para países asiáticos, com grandes possibilidades de fazer muito sucesso”.

Também participaram da reunião o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Sérgio Delmiro; o presidente da Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema), Sérgio Sombra; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema), Raimundo Coelho; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez; e empresários maranhenses.

Expansão de laços comerciais

Na sequência da agenda do Governo ainda está programada uma reunião com o governador Flávio Dino e com o vice-governador Carlos Brandão, para discutirem sobre a disponibilidade de o Estado estreitar ainda mais os laços comerciais.

Desde o início de sua gestão, em 2015, o governador Flávio Dino colocou o Estado como parceiro de investidores, facilitando o processo de atração, expansão e implantação dos investimentos estrangeiros.

 

Fonte: (Rádio Educadora do Maranhão / Governo do Maranhão)

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Governo melhora vias de Paço do Lumiar e Raposa com ações do Mais Asfalto

O governador Flávio Dino cumpriu agenda em Paço do Lumiar e Raposa, neste último sábado …

Deixe um comentário