O Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, promoveu mais uma oficina com representantes da sociedade civil para a elaboração do Plano Nacional de Recursos Hídricos, o PNRH, para o período de 2022 a 2040. Desta vez, os participantes puderam debater sobre as ações de conservação e recuperação de bacias hidrográficas. Um dos temas apresentados foi Programa Águas Brasileiras, lançado pelo Governo Federal para ampliar a quantidade e a qualidade da água disponível para consumo e para o setor produtivo. O objetivo é fomentar o desenvolvimento regional e garantir mais qualidade de vida para a população.
Adriana Lustosa, coordenadora do Plano Nacional de Recursos Hídricos, fez um balanço sobre a oficina: “A oficina temática sobre a revitalização de bacias hidrográficas teve como objetivo reunir contribuições para o diagnóstico e prognóstico da situação das bacias hidrográficas brasileiras e também propor ações para o Plano de Ação do PNRH, que vai vigorar no período de 2022-2040.”
As oficinas participativas vão até outubro. As contribuições apresentadas pelos participantes irão ajudar a formular o Plano Nacional de Recursos Hídricos, que irá estabelecer as futuras diretrizes do setor. Para saber mais sobre ações de segurança hídrica do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br
Fonte: (Rádio Educadora do Maranhão / Brasil 61)