Governo realiza premiação de cases de sucesso na primeira edição do Inova Maranhão Summit

A primeira edição do Prêmio Inova Maranhão Summit 2022 ocorreu na noite de quinta-feira (22), no Teatro João do Vale, no Centro de São Luís. Realizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o evento busca incentivar as startups, os negócios e os projetos de empreendedorismo e inovação de destaque no âmbito do Programa Inova Maranhão.

O governador Carlos Brandão esteve presente no evento e recebeu, das startups de destaque dos quatro ciclos do Inova, troféu em ato de reconhecimento ao fortalecimento do ecossistema de inovação no estado por meio da política pública Inova Maranhão.

“Me alegro muito em saber que várias pessoas que receberam seus prêmios estão com suas empresas atuando, não só no mercado nacional, mas também no exterior. Isso é um estímulo para que o governo continue investindo no Inova Maranhão, que é uma maneira de investir na tecnologia, na inovação e na capacitação de nossos jovens. O caminho é capacitar os nossos jovens para o mercado de trabalho”, declarou o governador Carlos Brandão.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, ressaltou o incentivo estadual para a inovação. “Esse é um ano vitorioso da inovação no Maranhão. O Maranhão foi o Estado que mais avançou no ranking CLP (Centro de Liderança Pública) em inovação e isso não se deu por um acaso, isso é resultado de um acúmulo de forças, de trabalho planejado voltado em direção a um ecossistema de inovação fortalecido, democrático e inclusivo”, destacou o secretário Davi Telles.

Na ocasião, foram realizadas premiações em cinco categorias de destaque: Professor Maratoninha Maker, Aluno Maratoninha Maker, Empresa Inovadora, Startup e a categoria Negócio de Base Cientifica.

Nas categorias Professor e Aluno Maratoninha Maker, o foco foi premiar alunos e professores do Ensino Fundamental 2 que se destacaram em aptidões, competências e conhecimentos relacionados a programação, eletrônica e robótica.

Primeiro lugar na categoria Maratoninha Maker, José Mateus Almeida de Almeida, de 13 anos, falou sobre a conquista. “Acho isso muito importante na questão da inovação do nosso estado. A robótica entrou na minha vida como uma forma de atividade extracurricular que me ajuda nas outras matérias também e isso só trouxe prêmios para a minha vida”, comemorou José Mateus.

Os vencedores receberam menções honrosas, troféus e uma imersão em um ecossistema de inovação, de referência nacional, possibilitando oportunidades exclusivas de acesso ao que há de mais avançado em tecnologia, infraestrutura e modelos de negócio e gestão.

Um dos cases de sucesso foi o da criadora da plataforma Imagina Kids, Alionalia Lopes, que recebeu menção honrosa. Na ocasião, ainda receberam menção honrosa as statups Bobby e Entregatex.

“O Inova Maranhão para a Imagina Kids foi um celeiro de descobertas. Tudo que a gente tem hoje, tudo que a gente conseguiu desenvolver, enquanto plataforma, enquanto estrutura de empresa startup, surgiu dentro do Inova. Então, para a gente é esse celeiro de descobertas”, contou Alionalia da Imagina Kids.

Além das premiações, a noite de celebração contou com atrações culturais. A abertura do evento incluiu um coquetel de networking acompanhado pelo ‘Show Sax Musique!’ com Henriq Sax. Logo após às premiações, houve a apresentação do grupo Criolina, fechando a noite com chave de ouro.

Inova Maranhão Summit 2022

O Inova Maranhão Summit 2022 é uma forma de celebração e homenagens para os participantes do Programa Inova Maranhão. Nessa edição, startups e equipes de inovação tiveram seus talentos reconhecidos por meio de importantes premiações.

 

*Com informações da SECOM/MA

Foto: Gilson Teixeira

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Juizado da UFMA abre inscrições para casamento comunitário em São Luís

O 5º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de São Luís, o Juizado …

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x