terça-feira , 28 setembro 2021
Foto: Rádio Educadora

História e dia estadual do movimento do Terço dos Homens é tema de entrevista na Rádio Educadora

Nesta última quinta-feira, 24 de junho, o programa “Roda Viva” recebeu como entrevistado o coordenador do movimento do Terço dos Homens (THMR), José de Ribamar Costa Veloso (conhecido por Seu Veloso). Na entrevista, Seu Veloso contou aos ouvintes da Rádio Educadora um pouco sobre a história de como surgiu o movimento religioso, além de deixar uma mensagem aos homens do terço, e fazer um convite para a Santa Missa de lançamento do jubileu de prata pelos 25 anos de movimento no próximo domingo (27), às 7h da manhã, no memorial São João Paulo II.

Segundo o coordenador do movimento, o Terço dos Homens nasceu no ano de 1997 em Jaboatão dos Guararapes, localizado no estado do Pernambuco, a partir de homens, que acompanhavam as suas esposas até a igreja, tomaram a iniciativa de rezar o santo terço. “A devoção foi difundida principalmente pelo nordeste e chegou ao Maranhão em 2006, devido à presença de um então padre pernambucano que residia aqui na arquidiocese que fundou o primeiro grupo na Paróquia São Paulo Apóstolo, no bairro do Renascença”, comentou o entrevistado. Ainda sobre a história do surgimento do movimento, Seu Veloso afirmou que somente em 2011 o grupo foi reconhecido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e que até antes desta data era algo não oficial pela igreja.

A missão e o objetivo do movimento é evangelizar os homens e consequentemente às suas famílias. “É colocar Jesus no coração do próximo”, expressão dita pelo coordenador do movimento.

Sobre o dia estadual do Terço dos Homens – projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa do Maranhão proposto pela deputada estadual, Helena Duailibe (Solidariedade) – o coordenador afirmou que com a criação da data, além de chamar outros homens para fazer parte do movimento, toda a família é convidada a participar de forma ativa, no sentido de se sentir mais pertencente à igreja e a sua fé. O coordenador relembra que foi por iniciativa do Terço dos Homens junto da Arquidiocese de São Luís que houve a revitalização memorial São João Paulo II, localizado no parque de mesmo nome e que também acolheu o Papa São João Paulo II no ano de 1991.

No final da entrevista, o coordenador do Terço dos Homens agradeceu a oportunidade e reforçou o convite aos homens para participar do movimento e, ainda, para a Santa Missa que marca o início do jubileu de ouro, os 25 anos de criação do movimento.

 

Fonte: Rádio Educadora

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Idosa de 102 anos precisa ser carregada até UBS para se vacinar contra covid-19

Uma mulher de 102 anos teve de ser carregada até um posto de saúde para …

Deixe um comentário