Imposto de renda e educação financeira é tema de entrevista no programa “Roda Viva”

Durante o programa “Roda Viva” desta quarta-feira, 26, os apresentadores conversaram com a contadora e diretora da Associação Comercial do Maranhão, Núbia Sousa, acerca da declaração do Imposto de Renda. A entrevistada também comentou a respeito da educação financeira em tempos de pandemia.

O Imposto de Renda consiste em uma declaração anual que se torna obrigatória a pessoas que, durante um ano, totalizaram a partir de R$ 28.579,70 de rendimentos tributáveis. Por conta da pandemia da Covid-19, o período estipulado para que os contribuintes fizessem a declaração, que venceria em 31 de abril, foi prorrogado para a próxima segunda-feira, 31 de maio. Para a economia do país, o Imposto de Renda é relevante, pois é coletado com o objetivo de ser direcionado a setores que prestam serviços básicos a sociedade. “Esse valor é para a educação, saúde e segurança”, esclarece a contadora.

Segundo Núbia Sousa, o direito a restituição é uma dúvida recorrente entre alguns contribuintes, Uma situação que possibilita o recebimento do dinheiro ocorre quando houve um valor de imposto retido. “Se não teve esse cenário de algum valor retido, o contribuinte não tem direito a restituição”, pontou a entrevistada.

Caso seja descumprida a obrigatoriedade ou haja irregularidades no ato da declaração, o cidadão estará sujeito a consequências. “A fiscalização da Receita Federal é minuciosa. Se for constatado que houve uma fraude, o individuo é punido, porque os valores do imposto já tem um destino certo que é trabalhar na manutenção do país”, explicou Núbia Sousa.

No fim do bate-papo, como dica sobre educação financeira a contadora deixa que cada um faça a organização dentro do cenário em que está inserido e faça uma gestão consciente dos recursos a disposição.

 

Fonte: Agência Educadora

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Junho Vermelho: Campanha incentiva doação de sangue

No mês de conscientização sobre a doação de sangue os apresentadores do programa “Roda Viva” …

Deixe uma resposta