A vacinação contra o novo coronavírus teve início nesta quarta-feira, 17, no Japão. O plano é aplicar a primeira dose em aproximadamente 40 mil profissionais de saúde. De acordo com o ministro da Reforma da Regulamentação, Kono Taro, a vacinação é tida como a arma mais potente no combate ao novo coronavírus e, com isso, existe uma esperança em que grande parte da população seja vacinada após a compreensão precisa dos riscos e benefícios.
Segundo informações, está prevista a imunização adicional de cerca de 3,7 milhões de profissionais da saúde após o grupo inicial. O governo japonês também solicitou a prefeituras que elaborem planos para a imunização de aproximadamente 36 milhões de pessoas com mais de 65 anos. O país vai concluir a vacinação de idosos em um prazo de dois meses e três semanas a partir de abril.
Dentro de poucos dias, o governo vai definir a logística de distribuição das vacinas, com base em metas que governos provinciais e municipais comunicadas nesta semana. O plano oficial é informar detalhes sobre a eficácia e os efeitos colaterais da vacina após a sua aplicação nas primeiras 20 mil pessoas.
Fonte: Agência Brasil