quarta-feira , 14 abril 2021
Foguete Ariane

Lançado neste domingo o 1º satélite 100% brasileiro na Índia

O 1º Satélite 100% Brasileiro foi lançado na madrugada deste domingo (28) da Base Espacial da Índia. O satélite “Amazônia-1” faz parte da Missão Amazônia, criada para monitorar e fornecer dados sobre o desmatamento na Região Amazônica. O projeto é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais em parceria com a Agência Espacial Brasileira.

Com cerca de 640 Kg, o satélite amazônia-1 levou 17 min para chegar ao destino que fica a 750 Km de altitude da superfície da terra. O lançamento foi feito do Centro Espacial da Índia, e marcou o salto tecnlógico do Brasil como um dos 20 países que dominam o ciclo completo de desenvolvimento de satélites. A diretora substituta do Inpe, Mônica Rocha, destaca também a validação de voo da plataforma multimissão B

O satélite possui uma câmera capaz de observar uma faixa de 850 km em alta resolução e tem uma órbita que passa pelo mesmo ponto a cada cinco dias. A operação em conjunto com outros dois satélites já em órbita que possuem a mesma câmera será possível obter imagens de um ponto específico em um intervalo de tempo de um a dois dias.

Parte da Missão Amazônia, o equipamento permitirá monitorar o desmatamento da Região Amazônica, além de acompanhar a agricultura em todo o território nacional. O ministro da Ciência Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes acompanhou o lançamento da índia e parabenizou o time brasileiro.

 

Fonte: Agência Brasil

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Novo Código de Trânsito entra em vigor nesta segunda-feira (12)

As alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) entraram em vigor nesta segunda-feira (12). Motoristas …

Deixe uma resposta