Oportunidade. Não faltam opções ao cidadão maranhense quando se trata do acesso a novos mercados, na melhoria do próprio negócio e na criação da própria empresa em ações propostas pelo Governo do Maranhão, via secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc). Nos últimos sete anos, tanto o Governo quanto a Seinc têm estimulado o surgimento de empreendimentos em todo o estado.
Nesta terça-feira (5), quando é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, cabe ressaltar programas e iniciativas realizadas pela Seinc que se destacam em todo o território maranhense pelo fortalecimento da economia e do mercado de trabalho e, também, por impulsionar a geração de emprego e renda.
1- Maranhão Mais Produtivo
Programa de substituição das importações interestaduais, por meio da valorização do empreendedor do Maranhão, o Maranhão Mais Produtivo, tendo micro e pequenas empresas e empreendedores individuais como público-alvo, foca na inserção competitiva das empresas maranhenses nos mercados interno e externo.
A partir da elevação da produtividade e estimulando a qualidade, inovação e sustentabilidade, o programa abrange os 217 municípios do estado – e prevê também o fortalecimento dos arranjos produtivos locais, a valorização das vocações regionais e o adensamento das cadeias produtivas. “Iniciativas como o Maranhão Mais Produtivo têm um diferencial na valorização do micro e pequeno empreendedor por diversas vantagens apresentadas em sua execução, como sua proposta de articulação com instituições financeiras, públicas e privadas, atendimento integrado e sistêmico, apoio para acesso a novos mercados e a apresentação de um diagnóstico situacional para cada empresa”, destaca o secretário da Seinc, Simplício Araújo.
Para se cadastrar no programa, basta acessar o link: https://www.seinc.ma.gov.br/maisprodutivo/.
2- Selo Produzido no Maranhão
Evidenciar a diversidade e a qualidade dos produtos maranhenses faz parte da iniciativa do Selo Produzido no Maranhão, também coordenada pela Seinc. “É importante que divulguemos por todo o mundo a variedade da nossa potencialidade. Trabalhamos para que empresas locais, nacionais e internacionais possam também se identificar com esses produtos e abraçar suas qualidades e grandes potenciais”, acrescentou Simplício Araújo.
Para aderir ao selo, o empresário interessado deve acessar o site www.seinc.ma.gov.br/produzidonomaranhao/ e seguir o passo a passo.
3- Cidade Empreendedora
Lançado em 2021 a partir de parceria da Seinc com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae), o programa Cidade Empreendedora integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, e é pautada no empreendedorismo e na desburocratização.
Com um impacto em mais de 75 mil empreendimentos maranhenses, a iniciativa já foi lançada oficialmente 53 cidades e é desenvolvida em oito etapas de implementação, que preparam os municípios para gerar emprego, renda e oportunidades de negócios.
4- Programa de Incentivos Fiscais do Maranhão
Já o programa de Incentivo Fiscais do Maranhão foi criado para incentivar empresários dos segmentos de indústria, agroindústria e logística que estejam comprometidos com o desenvolvimento econômico e social do estado. Somente no acumulado de janeiro a outubro de 2020, por exemplo, o Maranhão alcançou o 1º lugar do Nordeste e o 3º do país como o estado com maior crescimento no número de abertura de empresas no período, com 37.282 negócios formalizados.
“Durante o enfrentamento à pandemia do coronavírus, temos agido para assegurar um ambiente de negócios mais atrativo, o que reflete também na forma como micro e pequenos empresários atuam no mercado. Por meio dos incentivos fiscais, buscamos amenizar os efeitos tanto da crise sanitária quanto da econômica”, pontuou o secretário.
5- Outras iniciativas
Além dos programas já citados, vale ressaltar a presença dos distritos industriais em mais de dez municípios maranhenses – entre São Luís, Bacabal e Grajaú, por exemplo. Os lotes, que são geridos pela Seinc, são destinados a empresários que desejam implantar, expandir, readequar, modernizar ou reativar seu negócio no Maranhão.
Outro destaque da Seinc para divulgar micro e pequenas empresas são as missões empresariais internacionais, que fomentam uma relação comercial permanente entre empresários do Maranhão e outros países, por meio de viagens empresariais – uma das mais importantes ocorreu em 2019, à China, e levou mais de 50 participantes (de cidades como São Luís, Bacabal, Amarante e Imperatriz).
Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa
O Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa é celebrado anualmente no dia 05 de outubro. A comemoração está associada à data da criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei nº 9.841, de 5 de outubro de 1999), que atualmente é regulamentado pela Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.
De acordo com dados atualizados do DataSebrae, 95,25% das empresas maranhenses são representadas por microempreendedores individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Ao todo, estes grupos geram 216 mil empregos formais no Maranhão, representando 55,6 % do volume total e responsáveis por 28,2 % do PIB (Produto Interno Bruto) maranhense.
Fonte: (Rádio Educadora do Maranhão / Governo do Maranhão)