O Papa em Santa Marta convida a não sermos cristãos “sim, mas…”

images

 

Na homilia desta terça-feira-24/03,na capela da Casa Santa Marta, o Santo Padre Francisco convidou os cristãos a renunciarem a atitude de dizer: “sim, mas…”, aproveitando as graças da Semana Santa que se aproxima.

Ele observou que Deus nos oferece a salvação de mil maneiras, e nós fazemos “caprichos espirituais” porque não sabemos aceitar “o estilo divino” e nos “entristecemos, escorregamos na lamentação”. Acontece hoje com muitos cristãos, como aconteceu com o povo judeu, salvado da escravidão, segundo narra a Bíblia.

Comentando o episódio do Livro dos Números, o Papa recordou que os judeus se rebelam às fadigas da fuga do deserto, ao alimento ‘leve’, e começam a “falar mal de Deus”. Muitos deles são mordidos e mortos por cobras venenosas.

Foi a oração de Moisés, que intercede por eles, com um cajado envolto por uma serpente – simbolizando profeticamente a Cruz de Cristo – que se tornou salvação do veneno.

“Nós, muitas vezes, encontramo-nos um pouco envenenados por este descontentamento pela nossa vida. Sim, verdadeiramente, Deus é bom, mas cristão sim, mas… cristãos sim, mas … cristãos que não concluem de abrir o coração à salvação de Deus e sempre pedem condições. Sim, mas… . Sim, sim, eu quero ser salvo mas por este caminho …. E assim, o coração torna-se envenenado”, afirmou Francisco.

O Papa recordou que “não aceitar o dom de Deus com o seu estilo é pecado, isso é o veneno, envenena a alma e tira-nos a alegria”. Jesus – disse o Santo Padre – resolve este pecado subindo ao Calvário. “Ele próprio toma consigo o veneno, o pecado. E esta alma morna, este ser cristão pela metade, só se cura olhando para a Cruz, olhando para Deus que assume os nossos pecados”.

Quantos cristãos hoje, concluiu Francisco, “morrem no deserto de sua tristeza, de sua murmuração, do seu não querer o estilo de vida de Deus”. E acrescenta: “Olhemos para a serpente, o veneno, ali, no corpo de Cristo, o veneno de todos os pecados do mundo e peçamos a graça de aceitar os momentos difíceis. De aceitar o estilo divino de salvação, de aceitar também este alimento assim leve, do qual se lamentavam os hebreus, de aceitar as coisas… De aceitar os caminhos pelos quais o Senhor nos leva em frente. Que esta Semana Santa, que começará domingo, nos ajude a sair desta tentação de tornarmo-nos ‘cristãos sim, mas…’”.

Fonte: http://www.zenit.org/pt/articles/o-papa-em-santa-marta-convida-a-nao-sermos-cristaos-sim-mas

Sobre Editor Rádio Educadora

Verifique também

Poder Judiciário Corregedoria Mídias Notícias Judiciário condena Caema por vazamentos de esgotos na Península da Ponta D’Areia

Sentença do juiz Douglas de Melo Martins (Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São …

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x