Na última segunda-feira (21), o programa Roda Viva da Rádio recebeu a Enfermeira Polyanna Castro

Ela falou sobre a campanha Junho Violeta, que busca a conscientização e a dedicação ao combate à violência contra a pessoa idosa, visando a prevenção e reflexão sobre o assunto.
Segundo a Enfermeira, todos nós temos a obrigação de defender as pessoas idosas, e existem vários tipos de violência. As quais ela citou algumas:

Violência física

Os abusos físicos constituem a forma de violência mais perceptível aos olhos nem sempre as agressões são perceptíveis como situações de espancamento que promovam lesões ou traumas. Em algumas situações os abusos são realizados na forma de beliscões empurrões, tapas, ou agressões que não evoluem com sinais físicos.

Abuso psicológico

Abuso psicológico é praticado com atos, tais como, agressões verbais, tratamento com menosprezo, desprezo, ou qualquer ação que traga sofrimento emocional como humilhação, afastamento do convívio familiar ou restrição à liberdade de expressão; bem como submeter a pessoa idosa a condições de humilhação, ofensas, negligência, promovendo insultos, ameaças e gestos que afetem a autoimagem, a identidade e a autoestima do ofendido, é considerado violência psicológica.

Negligência

Trata-se da recusa ou à omissão de cuidados, é um ato muito comum, pois se manifesta frequentemente tanto no seio familiar como em instituições que prestam serviços de cuidados e acolhimento a pessoas idosas.

Abandono

É uma forma de violência que se manifesta pela ausência de amparo ou assistência pelos responsáveis em cumprir seus deveres de prestarem cuidado a uma pessoa idosa.

Violência Institucional

Trata-se de qualquer tipo de violência exercida dentro do ambiente institucional (público ou privado) praticada contra a pessoa idosa, pode ser por meio de um dos seus funcionários que comete algum ato de abuso, agressão física ou verbal no ambiente da instituição.

Abuso Financeiro

O abuso financeiro é caracterizado pela exploração imprópria ou ilegal ou uso não consentido pela pessoa idosa de seus recursos financeiros. Esse tipo de situação acontece frequentemente. O violador se apropria indevidamente do dinheiro, cartões bancários da pessoa idosa utilizando o valor para outras finalidades que não sejam a promoção do cuidado.

Violência Patrimonial

Configura-se violência patrimonial qualquer prática ilícita que comprometa o patrimônio do idoso, como forçá-lo a assinar um documento sem lhe ser explicado para que fins é destinado, alterações em seu testamento, fazer uma procuração ou ultrapassar os poderes de mandato, antecipação de herança ou venda de bens móveis e imóveis sem o consentimento espontâneo do idoso, falsificações de assinatura, etc.

Discriminação

Este tipo de violência refere-se à comportamentos discriminatórios, ofensivos, desrespeitosos em relação à condição física característica de uma pessoa idosa, desvalorizando e inferiorizando-a simplesmente por sua condição.

Conforme a enfermeira, as pessoas idosas sofrem demais com a discriminação por conta da idade avançada, o que é um absurdo da pessoa com tal atitude. Polyanna salientou que as pessoas idosas tem que ser imensamente valorizadas e bem cuidadas. A profissional da saúde disse que precisamos mudar esse olhar de que a pessoa idosa é uma pessoa inútil. E que temos a obrigação de tratar a pessoa idosa como uma pessoa normal e que tem total condições de fazer e aprender qualquer coisa. Por fim ela falou que é de extrema importância a pessoa idosa fazer exercícios regulares para manter uma boa saúde e disposição nessa idade avançada.
Portanto o principal objetivo da campanha é despertar a sociedade como um todo no processo de sensibilização para coibir, diminuir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa contra a violência que essa população vem sofrendo, em especial neste período de pandemia.

Essa violência pode ser denunciada através dos canais do Disque 100, que é o principal canal de comunicação. Além do canal do Disque 100, podemos fazer a denúncia pelo WhatsApp, pelo número (61) 996565008. O Governo Federal  também disponibiliza a vídeo-chamada em Libras através do site e também o telegram.

 

Fonte: Rádio Educadora

 

 

Sobre Jornalismo

Verifique também

Governo Federal lança programa para reforma agrária

O Governo Federal lançou, na segunda(15), o programa Terra da Gente, que vai ampliar e …

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x