Foto: Luis Filho / Rádio Educadora

Nesta terça-feira (8) o programa Roda Viva da Rádio Educadora do Maranhão recebeu o comunicador Robson Júnior e o empresário José Antônio Mohana

A pauta da entrevista foi sobre a vida e obra do Padre João Mohana, médico, escritor e psicólogo. Seus pais, Miguel e Anice Mohana, eram imigrantes libaneses. Natural de Bacabal, passou boa parte da infância e adolescência em Viana, na Baixada Maranhense, de onde se transferiu para São Luís a fim de iniciar seus estudos. Mohana não demorou a despontar na literatura brasileira. Em 1952 lançou seu primeiro livro, o romance O outro caminho, pelo qual conquistou o prêmio Coelho Neto da Academia Brasileira de Letras, a partir passou a ser conhecido nacionalmente. Apesar de ter sido obrigado a seguir Medicina, sua grande vocação era o sacerdócio e, em 1955, após a morte do pai, entrou para o Seminário de Viamão, no Rio Grande do Sul, tornando-se padre em 1960.

Em 1970, foi eleito membro da Academia Maranhense de Letras, ocupando a cadeira n° 03.
Robson Júnior foi muito próximo do Padre João Mohana, e disse que ele era um homem metódico e também tinha a facilidade de ver talentos nas pessoas que as próprias não tinham noção. Robson Júnior na época cursava farmácia e o Padre João Mohana lhe ajudou a desenvolver o dom da comunicação, onde teve seu começo na Rádio Educadora do Maranhão e consequentemente hoje em dia é um dos melhores comunicadores do estado e de uma oratória sem igual.

Em 2009, inquieto com o sumiço das obras de João Mohana, de quem é sobrinho, o empresário José Antônio Mohana decidiu cair em campo e descobriu que as livrarias não estavam mais sendo abastecidas com esses títulos e propôs um destrato e encontrou outra editora interessada em reeditar as obras. O resultado veio este ano de 2021, quando sete livros foram lançados.
De acordo com José Antonio Mohana, responsável por trazer sua obra de volta aos leitores, estas sete foram escolhidas por serem as que mais se encaixam na linha editorial da Molokai, que é voltada para o público religioso de linha católica.

Robson Júnior dono de uma oratória exelente, aproveitou para dar dicas aos jovens comunicadores que estão começando no mercado de trabalho. E a primeira obrigação do comunicador que ele falou, é que se deve ler muito. A leitura abre os nossos olhos, nossa mente e expande o nosso conhecimento. Ele disse ainda que os comunicadores precisam usar os sentidos, observar tudo ao seu redor para que voçê possa passar a mensagem com muita credibilidade ao ouvinte.
No final da entrevista Robson Júnior finalizou citando uma frase de Dom Hélder Câmara, “que os comunicadores são como galos da madrugada despertando as pessoas pra vida”.

Sobre Valeria Baldez

Verifique também

Solenidade Corpus Christi 2021

Arquidiocese de São Luís realiza Solenidade adaptada por conta da pandemia A Solenidade de Corpus …

Deixe uma resposta