Ong “Ação da Cidadania” completa 30 anos

Fundada em 24 de Abril de 1993, pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, a Ação da Cidadania completa 30 anos. Nessas três décadas, a organização já atendeu mais de 26 milhões de pessoas e distribuiu 55 milhões de quilos de alimentos, além de gás de cozinha, eletrodomésticos, livros, brinquedos, roupas, materiais de higiene e limpeza e ferramentas para plantio, além de ter atuado na reconstrução de casas.

em 93 a ONG mobilizou o Brasil para tirar 32 milhões de de pessoas da fome.nos últimos três anos, com o agravamento da fome durante a pandemia do coronavírus, a Ação da Cidadania teve que intensificar suas ações. Além do Natal sem Fome, considerada a maior campanha solidária de arrecadação de alimentos da América Latina, empreendeu a arrecadação do Brasil sem Fome, com doações ao longo do ano. De 2020 a 2022, foram distribuídas mais de 34 mil toneladas de alimentos. Em 2022, o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil revelou que há 33 milhões de famintos no país.

Em 2021, a ONG também lançou a campanha Emergências, que entrega donativos e eletrodomésticos em estados afetados por catástrofes e desastres naturais. Este ano, o movimento se organizou para levar ajuda humanitária ao povo Yanomami e 20 toneladas de doações foram enviadas à terra indígena, com apoio do governo federal. Algumas prioridades para os próximos 30 anos são a ampliação da participação de empresas no financiamento da ONG e a expansão da experiência brasileira para outros países

A rede da Ação da Cidadania está presente em todos os estados e no Distrito Federal. São cerca de três mil entidades apoiadas, que desenvolvem ações regulares nas áreas da saúde, educação, cultura e geração de emprego e renda, beneficiando grupos de idosos, mulheres, crianças e jovens de comunidades. E a atuação da ONG também se estende para as áreas de cidadania, cultura e empreendedorismo, com foco nos jovens em situação de vulnerabilidade. Além disso, nos últimos dois anos, mais de 780 lideranças receberam treinamento e capacitação nas áreas de segurança alimentar e nutricional e políticas públicas.

Há muitas maneiras de colaborar. Faça sua doação e ajude a matar a fome de uma família.

https://www.acaodacidadania.org.br/como-apoiar

Com informações da Ação pela Cidadania e Agencia Brasil

 

 

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Ministério Público e TJ debate medidas em defesa das mulheres

O procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, se reuniu, na manhã desta segunda-feira, 15, com …

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x