O bloco de entrevista do programa Roda Viva desta segunda-feira, 17, contou com a participação do geógrafo José Ribamar Carvalho. A temática da conversa foi a respeito dos rios maranhenses, considerando a atual situação em que se encontram, a relevância socioeconômica que possuem e a relação direta que mantêm com o turismo do estado.
O entrevistado é coordenador do departamento de estudos ambientais do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos, IMESC, e tem realizado, junto com pesquisadores da instituição, um levantamento que caracterize os rios maranhenses. A pesquisa é realizada por meio do Zoneamento Ecológico-Econômico do Maranhão
A poluição dos rios, que foi um assunto em pauta, é uma problemática que ocasiona vários danos. Segundo o Ribamar Carvalho, a contaminação causa “problemas à biodiversidade, como a mortandade dos peixes”. Em termos econômicos, “haverá mais gastos para que se consiga colocar a água com qualidade para a população”.
Quando há impurezas nos recursos hídricos, a indústria também sofre impactos, em particular, o setor agrícola. “Se não colocarmos uma seriedade na proteção dos recursos hídricos teremos riscos muitos sérios, tanto em relação à economia, quanto a saúde, pois todas as atividades econômicas precisam de água de qualidade”, comentou o geógrafo.
Sobre a ligação das águas maranhenses com o turismo do estado, Ribamar Carvalho tomou como exemplo a área dos lençóis maranhenses que possui notoriedade em nível mundial. De acordo com ele, “se tivermos rios contaminados provocaria uma diminuição seríssima nas questões turísticas”.
Por Redação Educadora