Rádio Educadora entrevista geógrafo Ribamar Carvalho sobre os rios maranhenses

O bloco de entrevista do programa Roda Viva desta segunda-feira, 17, contou com a participação do geógrafo José Ribamar Carvalho. A temática da conversa foi a respeito dos rios maranhenses, considerando a atual situação em que se encontram, a relevância socioeconômica que possuem e a relação direta que mantêm com o turismo do estado.

O entrevistado é coordenador do departamento de estudos ambientais do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos, IMESC, e tem realizado, junto com pesquisadores da instituição, um levantamento que caracterize os rios maranhenses. A pesquisa é realizada por meio do Zoneamento Ecológico-Econômico do Maranhão

A poluição dos rios, que foi um assunto em pauta, é uma problemática que ocasiona vários danos. Segundo o Ribamar Carvalho, a contaminação causa “problemas à biodiversidade, como a mortandade dos peixes”. Em termos econômicos, “haverá mais gastos para que se consiga colocar a água com qualidade para a população”.

Quando há impurezas nos recursos hídricos, a indústria também sofre impactos, em particular, o setor agrícola. “Se não colocarmos uma seriedade na proteção dos recursos hídricos teremos riscos muitos sérios, tanto em relação à economia, quanto a saúde, pois todas as atividades econômicas precisam de água de qualidade”, comentou o geógrafo.

Sobre a ligação das águas maranhenses com o turismo do estado, Ribamar Carvalho tomou como exemplo a área dos lençóis maranhenses que possui notoriedade em nível mundial. De acordo com ele, “se tivermos rios contaminados provocaria uma diminuição seríssima nas questões turísticas”.

Por Redação Educadora

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Clientes de bancos têm até esta quarta para sacar valores esquecidos

Cerca de 42 milhões de pessoas físicas e 3,6 milhões de pessoas jurídicas têm até …

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x