Rádio Educadora lança campanha contra o Trabalho Escravo, em parceria com o projeto de pesquisa universitário

Nesta segunda-feira (12), o programa “Roda Viva” da Rádio Educadora do Maranhão conversou com a professora Flávia de Almeida Moura, docente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e a pesquisadora Maria Eduarda Neves, discente do curso Rádio e TV, sobre o lançamento da campanha radiofônica “Trabalho Certo: mesmo na precisão, não caia na escravidão”, projeto em parceria com o projeto de pesquisa da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Maranhão).

Foto: Prof.ª Flávia Moura, coordenadora do projeto

Em entrevista, a professora e coordenadora do projeto, Flávia Moura, falou que a campanha tem o objetivo de sensibilização dos trabalhadores e trabalhadoras rurais da baixada maranhense em especial aos mais vulneráveis à migração. A partir dos quatro municípios escolhidos da baixada maranhense (Pinheiro, Santa Helena, Viana e Penalva), a pesquisa contou com a colaboração da CPT (Comissão Pastoral da Terra), o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (Miqcb) e a Associação Brasileira de Rádios Comunitárias. “Esse trabalho ainda não acabou, a campanha é apenas uma primeira etapa. Após a pandemia a gente pretende chegar ao campo e ter contato direto com os trabalhadores”, enfatizou a docente.

Foto: Maria Eduarda, pesquisadora e discente da UFMA

Para a aluna pesquisadora do projeto, Duda Neves, a campanha tem por objetivo de alertar os trabalhadores e prevenir que estes cheguem a uma situação de trabalho escravo. “A ideia principal da campanha é conseguir conversar e tornar comum os direitos dos trabalhadores… A Rádio Educadora pode potencializar essa campanha para combater esta mazela social”, enfatizou Maria Eduarda.

Embora tenha o foco voltado a trabalhadores e trabalhadoras da Baixada Maranhense, a campanha foi lançada no dia 23 de junho de 2021 com ampla divulgação na grade de programação da Rádio Educadora do Maranhão, além das redes de comunicação junto a entidades governamentais e não-governamentais de combate ao trabalho escravo contemporâneo.

Denuncie o Trabalho Escravo! (Disque 100)

 

Fonte: Rádio Educadora do Maranhão

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Semana do Cinema: Ingressos por R$ 12; Confira a Data de Início

Nesta última semana de fevereiro, pelo terceiro ano consecutivo, chega a tão aguardada Semana do …

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x