Rádio Educadora transmite Missa dos Santos Óleos

A Arquidiocese de São Luís do Maranhão celebra na quinta-feira, 11 de abril, às 09h da manhã, na Catedral da Sé, a Missa dos Santos Óleos, também conhecida como Celebração da Unidade. Esta é uma das principais liturgias católicas que introduz os cristãos no Tríduo Pascal, ápice do calendário católico. A missa será presidida pelo bispo auxiliar, dom Esmeraldo Barreto, e concelebrada pelos padres e diáconos, e ainda contará com a participação expressiva das 55 paróquias que compõem a Arquidiocese. Acompanhe a transmissão ao vivo pela Rádio Educadora 560 AM.

O que celebramos: conforme explica o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Crizantonio Silva, “está celebração é chamada de Missa dos Santos Óleos ou do Crisma, que significa Unção, em razão de seu caráter. O bispo abençoa os Óleos do Batismo e dos Enfermos e consagra o Óleo do Crisma. Estes Santos Óleos serão usados na administração dos sacramentos: do batismo, da unção dos enfermos, da crisma e da ordem, durante o ano, até a próxima missa dos Santos Óleos, que ocorre e sempre próximo ou dentro da Semana Santa”, declara.

O padre esclarece, ainda, que é também chamada de Missa da Unidade por conta de dois outros importantes aspectos: “dentro da celebração acontecem momentos fortes e significativos, únicos para esta ocasião. O primeiro deles é a comunhão dos bispos com seus sacerdotes, seguido de um momento de confraternização. Em segundo, a renovação das promessas sacerdotais, que os padres fizeram no dia de suas ordenações, e que, na Missa dos Santos óleos, renovam diante do bispo”, conta o padre.

Antecipação da data: A missa dos Santos Óleos, tradicionalmente celebrada na manhã da quinta-feira santa, por permissão da Santa Sé, pode ser antecipada em alguns dias para favorecer a maior participação do povo de Deus. Devido as grandes distancias e dificuldade de acesso em algumas paróquias, principalmente na região continental da Arquidiocese, que comporta onze municípios, a Igreja local resolveu antecipar a celebração em uma semana. Desta maneira os padres podem participar da missa dos Santos Óleos e retornar a tempo para prepararem as celebrações da Semana Santa em suas respectivas paróquias. Outras dioceses do Maranhão também procedem assim.

 

*Com informações da assessoria.

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Poder Judiciário Corregedoria Mídias Notícias Judiciário condena Caema por vazamentos de esgotos na Península da Ponta D’Areia

Sentença do juiz Douglas de Melo Martins (Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São …

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x