Ricardo Lewandowski deve assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública após decisão em conversa com o presidente Lula

O ex-ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, está previsto para assumir a titularidade do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A decisão foi tomada após uma conversa realizada nesta segunda-feira (8) com o presidente Lula. A expectativa é que o anúncio oficial seja feito nesta terça-feira. Com isso, também será confirmada a saída do atual ministro Flávio Dino, que assumirá uma cadeira no STF no final de fevereiro.

Lula escolheu o nome de Lewandowski no final do ano passado, deixando a decisão final nas mãos do ministro aposentado, que ponderava sobre a transição para a pasta ministerial. Conforme informações obtidas pela GloboNews, o jurista já concordou em assumir a pasta, uma indicação esperada e comemorada por setores aliados do governo.

Sobre Lewandowski: Ricardo Lewandowski foi ministro do Supremo por 17 anos, aposentando-se em abril deste ano, cedendo lugar ao advogado Cristiano Zanin, na primeira indicação de Lula para uma cadeira na corte. A segunda indicação foi Flávio Dino, que substituiu Rosa Weber. Nomeado por Lula em seu primeiro mandato, o ex-ministro ocupou a vaga de Carlos Velloso, tomando posse em 16 de março de 2006. Ao longo de sua participação como ministro, teve um perfil garantista, sendo conhecido como o ministro que sempre votou contra a flexibilização dos direitos sociais e trabalhistas.

Foto destaque : 30.mar.2023 – O ministro Ricardo Lewandowski, do STF, participa de sua última sessão plenária na CorteImagem: Fellipe Sampaio /SCO/STF

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Brasil se aproxima de 6 milhões de casos e 4 mil mortes por dengue

O painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde contabiliza 5.968.224 casos prováveis de …

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x