O Sampaio Corrêa ainda tem uma última chance de disputar a Série D em 2026. (Ronald Felipe / Sampaio Corrêa FC)

Sampaio Corrêa torce por duplo acesso de rivais para não ficar sem divisão nacional em 2026

Do quase acesso à Série A em 2022 ao grande risco de ficar sem divisão pela primeira vez em 20 anos na temporada de 2026. Essa é a situação do Sampaio Corrêa após a eliminação na segunda fase do Campeonato Brasileiro Série D, ocorrida na tarde do último sábado (9), após a derrota por 1 a 0 para o Manauara, no Estádio da Colina. Com a queda precoce na Quarta Divisão, a Bolívia Querida esgotou a sua última chance de garantir vaga pelas suas próprias forças em uma divisão do Brasileirão e agora dependerá de um duplo acesso dos rivais Maranhão Atlético e Imperatriz para disputar uma competição nacional no próximo ano, após um longo período representando o futebol do estado em torneios pelo país afora.

Após a sequência de rebaixamentos em 2023 (para a Série C) e 2024 (para a Série D), o Sampaio Corrêa tinha dois caminhos nesta temporada para garantir a participação em uma divisão do Campeonato Brasileiro em 2026: chegar à decisão do Campeonato Maranhense, que classifica dois times para a Quarta Divisão, ou garantir o acesso para a Série C. Em maio, no entanto, o Sampaio foi eliminado nas semifinais do Estadual pelo Imperatriz, ficando sem vaga garantida na Série D e também na Copa do Brasil, competição que o Tricolor disputou de forma consecutiva nos últimos 17 anos.

Sem garantir vaga pelo Campeonato Maranhense e eliminado da Série D, o Sampaio Corrêa terá que torcer pelo duplo acesso de Maranhão Atlético e Imperatriz, que avançaram às oitavas de final da Série D e já estão garantidos na competição de 2026 com as classificações para a final do Estadual. Se apenas um dos dois subir, a vaga será herdada pelo IAPE: com 27 pontos, o Canário da Ilha garantiu o terceiro lugar na classificação geral do Maranhense, enquanto o Sampaio, que somou 26 pontos, ficou na quarta posição.

O Sampaio Corrêa não fica fora da disputa do Campeonato Brasileiro desde a temporada de 2006. Na ocasião, a última divisão do futebol nacional era a Série C, e os representantes maranhenses no torneio foram o Maranhão Atlético e o Imperatriz. De 2007 para cá, o Sampaio Corrêa disputou oito vezes a Série B, esteve em sete oportunidades na Série C e também acumula quatro participações na Série D, competição onde foi campeão invicto em 2012.

Na luta para conquistarem o acesso à Série C e, por tabela, ajudarem o Sampaio Corrêa, Imperatriz e Maranhão Atlético já vivem a expectativa pelos confrontos nas oitavas de final da Série D. O Cavalo de Aço vai enfrentar o América-RN, enquanto o Quadricolor jogará contra o Central-PE.

 

Via: Imirante

Sobre Ian Tadeu

Verifique também

Dia dos Pais: presentes como cintos e meias têm variação de até 412% nos preços em São Luís

Com a proximidade do Dia dos Pais, o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão …

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x