Santa Missa de Abertura da 58ª Assembleia Geral da CNBB

Santa Missa marca o início da 58ª Assembleia Geral da CNBB, nesta segunda-feira (12)

A Missa de abertura da 58ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (AG CNBB), na manhã desta segunda-feira, 12 de abril, foi presidida pelo bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella Amado, direto da Capela Nossa Senhora Aparecida na sede da entidade, em Brasília (DF). A celebração, que teve participação restrita, atendendo às normas de segurança sanitária, marcou o início do primeiro dia da assembleia geral, que este ano será totalmente online por causa da pandemia da Covid-19.

O secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, abriu a homilia ressaltando a Palavra de Deus que apresentou duas grandes ideias que, segundo dom Joel, não se pode esquecer: o convite a nascer de novo – trazido no Evangelho de João 3, 1-8 – e a coragem dos apóstolos, que mesmo em meio a tantas dificuldades, anunciavam a Palavra impulsionados pelo Espírito – descrita na primeira leitura de Atos dos Apóstolos 4, 23-31.

Dom Joel lembrou ainda que por questões de segurança, de preservar as pessoas, este ano, a Assembleia será realizada online. Segundo o bispo, essa Assembleia Geral tem que ser, antes de tudo, uma atitude de fé.

“Este ano com a tecnologia, depois de inúmeras experiências, e nós nos sentimos razoavelmente seguros para realizar a assembleia. E por isso, aqui estamos, não no Santuário da Mãe Aparecida como gostaríamos de estar, não podemos mesmo chegar de manhã e ir para missa e encontrar aquele carinho da mãe Aparecida traduzido na força dos devotos, na presença dos devotos”, disse.

Antes de encerrar a homilia dom Joel lembrou dos mais de 350 mil brasileiros que perderam a vida por causa da covid-19 desde o início da pandemia em 2020.

Temática Central

O tema central da Assembleia diz respeito ao Pilar da Palavra proposto pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023). Mesmo sem a possibilidade de votação de um documento, será debatido o tema “Casas da Palavra – Animação bíblica da vida e da pastoral nas comunidades eclesiais missionárias”. Também estão na pauta outros 30 assuntos sobre a Igreja no Brasil que serão aprofundados pelos bispos ao longo da semana.

Até o dia 16 de abril, cardeais, arcebispos, bispos diocesanos e auxiliares, coadjutores, além dos bispos eméritos e representantes de organismos e pastorais da Igreja vão estar reunidos, por meio da Plataforma Zoom, em sessões pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 14h às 17h.

A Igreja Católica no Brasil possui 278 circunscrições eclesiásticas, 475 bispos atualmente, dos quais 309 estão na ativa e os outros 166 são bispos eméritos (aposentados).

 

Fonte: CNBB

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Adolescente de 13 anos morre atropelado enquanto praticava atividade física em São Luís

Um adolescente de 13 anos morreu após ser atropelado, na noite da última quinta-feira (23), …

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x