O governo do Maranhão informou que está realizando a distribuição de 188 mil doses da vacina Influenza (gripe), que deve ser aplicada pelas prefeituras em todo os municípios para prevenção as cepas H1N1, H3N2 e B do vírus influenza, prevenindo complicações e hospitalizações decorrentes da doença.
O início oficial da vacinação está marcado para o dia 7 de abril, mas várias regiões do país já começaram a vacinar, a partir da chegada das doses. A meta do Ministério da Saúde é atingir 90% de imunização dos grupos prioritários.
No Maranhão, são 1.908 salas de vacinação, incluindo cinco unidades sob gestão estadual. Em São Luís, a vacinação poderá ser realizada em todos os postos de saúde a partir do dia 2 de abril, segundo a Prefeitura.
A chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo, reforçou o compromisso à imunização dos grupos prioritários. “Estamos preparados para distribuir todas as doses estrategicamente, com foco em alcançar 90% de cobertura vacinal entre o público-alvo, que inclui crianças, idosos com 60 anos e mais, e gestantes. A vacina é nossa principal arma para reduzir casos graves e hospitalizações”, explicou Halice.
A campanha de vacinação contempla os seguintes grupos:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Gestantes e puérperas
- Idosos acima de 60 anos
- Trabalhadores da saúde
- Professores do ensino básico e superior
- Povos indígenas e quilombolas
- Pessoas em situação de rua
- Profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas
- Portadores de doenças crônicas e condições clínicas especiais
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros e trabalhadores do transporte rodoviário coletivo
- Trabalhadores portuários e dos Correios
- População privada de liberdade e jovens sob medidas socioeducativas
Esquema vacinal
O esquema de aplicação das doses varia conforme a faixa etária. Crianças de 6 meses a 8 anos que nunca foram imunizadas contra a gripe deverão receber duas doses com intervalo de 30 dias. Os demais públicos receberão dose única anual.
Mesmo para aqueles que já tomaram a vacina em anos anteriores, é importante vacinar este ano, pois o vírus influenza passa por mutações e a proteção precisa ser renovada para garantir eficácia contra novas variantes.
Créditos: G1 Maranhão, Governo do Maranhão.