Senac Maranhão encanta com apresentação de cardápio regional em Brasília

A Capital Federal recebe na Semana de Gastronomia Regional, o estado do Maranhão. O evento, que iniciou dia 8 e vai até esta quinta (10), em Brasília, é promovido pelo Departamento Nacional do Senac (DN) e tem por objetivo divulgar a gastronomia, o artesanato, a cultura e os atrativos turísticos ligados a cada estado brasileiro, além de ser uma oportunidade de expandir as experiências gastronômicas para conhecer novos sabores, promover capacitação pedagógica entre profissionais e alunos que fazem o intercâmbio de informações entre parte das unidades da instituição.

Ontem, dia 09, a apresentação aconteceu no Restaurante-Escola do Senac localizado na Câmara de Deputados. Maurício Aragão Feijó, Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac; José Ahirton Batista Lopes, Diretor Regional do Senac no Maranhão e Rutineia Amaral Monteiro, Diretora Regional do Sesc no Maranhão estiveram presentes para acompanhar de perto o andamento do evento e cumprimentar os parlamentares e visitantes que foram prestigiar a culinária maranhense servida pelos chefs e instrutores do Senac Maranhão.

Entre as autoridade e personalidades que degustaram do menu típico do Maranhão estavam os Deputados Federais Aluísio Mendes, Cleber Verde, Duarte Junior, Josivaldo JP e Marreca Filho; além de Dino Penha, Prefeito do município de São Bento e Gilza Sousa, Presidente da Casa do Maranhão do Distrito Federal.

No cardápio, que foi servido ao estilo buffet livre, os comensais puderam desfrutar de pratos como: a maionese de coco babaçu regando a salada maranhense, a base de maxixe, quiabo, abóbora e lascas de coco babaçu; caldo de sururu; arroz de cuxá; cascão de caranguejo, peixe frito no azeite de babaçu ao molho escabeche e a caldeirada de camarão; além de saborear as sobremesas regionais como a cocada cremosa de coco babaçu; rocambole de chocolate com cupuaçu e a sensacional cheesecake com sablé de mesocarpo de babaçu e calda de juçara.

A Semana de Gastronomia Regional – Maranhão encerra-se amanhã, com o almoço no Restaurante-Escola do Senac, localizado no Senado Federal e na aula-show, momento onde a equipe de chefs e instrutores do Senac Maranhão mostrarão o modo de preparo de alguns dos pratos que foram apresentados aos profissionais e alunos dos Restaurantes-Escola de Brasília.

*Com informações da ASCOM/SENAC.

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Semana da Justiça Restaurativa 2023 inicia nesta segunda-feira (20)

O Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), por meio do Núcleo Estadual de …

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x