A Rede “Um grito pela Vida” é um grupo de religiosos, leigos, entidades civis e governamentais que trabalham na prevenção do tráfico humano e do abuso sexual de crianças e adolescentes. Ela surgiu a partir de uma reunião entre as superioras gerais de congregações católicas do mundo, no ano de 2000. No Brasil, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) abraçou a temática em 2006 e, já no ano seguinte, iniciou as atividades concretas por diversos estados do país.
Atualmente, a Rede “Um grito pela Vida” tem como objetivo central o enfrentamento do tráfico humano, sobretudo no trabalho direcionado às vítimas, dentre elas, mulheres, crianças e jovens. “Além disso, trabalhamos o fortalecimento da Rede nos diferentes núcleos, que são grupos menores e que têm atuação nos diferentes estados brasileiros. Dessa forma, uma de nossas prioridades é a formação de novas lideranças, a presença de leigos, a comunicação, sensibilização e mobilização para o tema”, afirma a coordenadora nacional, irmã Valmí Bohn.
Celebração dos 15 anos no Brasil
Para celebrar a data, a coordenação nacional da Rede realizou uma live nos canais de comunicação da CRB Nacional. O momento contou com a presença da Presidente da CRB, irmã Maria Inês Ribeiro. “Estamos em um momento significativo de celebrarmos os frutos conseguidos por nossa Rede ‘Um grito pela Vida’”, comemorou a presidente.
Toda a celebração on-line esteve pautada pelo tema “No grito da vida, nasce a esperança”, reafirmando a responsabilidade de todos em denunciar as injustiças e combater os crimes vergonhosos. A coordenadora nacional da Rede destacou ainda o apelo do Papa Francisco a construir uma economia do cuidado. “A mística da Rede está inspirada no projeto de Jesus, nos carismas das diversas congregações, na indignação profética e na compaixão samaritana, na defesa dos direitos humanos e na certeza de que um mundo melhor é possível”, celebrou a irmã Valmí.
No Maranhão, a Rede realiza encontros formativos e de planejamento no último sábado de cada mês, na sede da CRB-MA. (Rua Santa Rita, 458 – Centro).
Clique aqui, para mais Informações