Chegada do primeiro lote do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) para a produção das vacinas Oxford/AstraZeneca na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. Foto: Agência Brasil

Vacina que pode ter causado reações adversas não é utilizada no Brasil

Após relatos de formação de coágulos no sangue, depois do uso da vacina de Oxford, produzida pela Aztrazeneca, em países europeus, a Anvisa emitiu um comunicado afirmando que solicitou informações a respeito das investigações e que o lote que poderia ter causado essas reações adversas não é utilizado no Brasil.

De acordo com a Agencia de Saúde Europeia, foram reportados casos de múltiplas tromboses e embolia pulmonar em 2 pessoas na Áustria e um caso de coágulo no sangue na Dinamarca, onde a pessoa veio a falecer.

Mas a entidade afirmou também que estudos preliminares não indicam que a causa dessas reações seja a vacina. Isso porque foram relatados até agora 30 casos de formação de coágulos em cinco milhões de pessoas vacinadas e, de acordo com a Agência, esses números de ocorrências não são proporcionalmente maiores do que os casos que ocorrem normalmente em toda a população.

Mas a Agência Europeia já está revisando todos os casos relatados de coagulação sanguínea relacionados à vacina da Aztrazeneca. A Dinamarca e outros oito países europeus interromperam a campanha de vacinação com a Oxford para aguardar os resultados dessas revisões.

No Brasil, a Anvisa afirma que o lote suspeito europeu, o ABV5300 não é utilizado no país e que as doses aplicadas até agora da Aztrazeneca vêm de um lote do instituto Serum da Índia. Além disso, a Agência de Vigilância Sanitária afirma que até agora não foram relatados eventos adversos relacionados à coagulação sanguínea.

 

Fonte: Agência Brasil

Sobre Redação Educadora

Verifique também

São Luís está entre as capitais com maior nível de atividade da Síndrome Respiratória Aguda Grave

São Luís está entre as sete capitais brasileiras com maior nível de atividade da Síndrome Respiratória Aguda …

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x