terça-feira , 28 setembro 2021
Chegada do primeiro lote do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) para a produção das vacinas Oxford/AstraZeneca na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. Foto: Agência Brasil

Vacina que pode ter causado reações adversas não é utilizada no Brasil

Após relatos de formação de coágulos no sangue, depois do uso da vacina de Oxford, produzida pela Aztrazeneca, em países europeus, a Anvisa emitiu um comunicado afirmando que solicitou informações a respeito das investigações e que o lote que poderia ter causado essas reações adversas não é utilizado no Brasil.

De acordo com a Agencia de Saúde Europeia, foram reportados casos de múltiplas tromboses e embolia pulmonar em 2 pessoas na Áustria e um caso de coágulo no sangue na Dinamarca, onde a pessoa veio a falecer.

Mas a entidade afirmou também que estudos preliminares não indicam que a causa dessas reações seja a vacina. Isso porque foram relatados até agora 30 casos de formação de coágulos em cinco milhões de pessoas vacinadas e, de acordo com a Agência, esses números de ocorrências não são proporcionalmente maiores do que os casos que ocorrem normalmente em toda a população.

Mas a Agência Europeia já está revisando todos os casos relatados de coagulação sanguínea relacionados à vacina da Aztrazeneca. A Dinamarca e outros oito países europeus interromperam a campanha de vacinação com a Oxford para aguardar os resultados dessas revisões.

No Brasil, a Anvisa afirma que o lote suspeito europeu, o ABV5300 não é utilizado no país e que as doses aplicadas até agora da Aztrazeneca vêm de um lote do instituto Serum da Índia. Além disso, a Agência de Vigilância Sanitária afirma que até agora não foram relatados eventos adversos relacionados à coagulação sanguínea.

 

Fonte: Agência Brasil

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Spray nasal contra covid-19 é desenvolvido no Brasil

Uma vacina em forma de spray nasal contra a covid-19 está sendo desenvolvida por pesquisadores da Universidade de …

Deixe um comentário