sábado , 27 novembro 2021

Vulcão capaz de gerar grande tsunami na costa do Nordeste entra em estado de alerta

Um vulcão nas Ilhas Canárias, no litoral da África, ficou em estado de alerta para uma erupção e tem preocupado oceanógrafos brasileiros. O motivo se dá porque, segundo os especialistas, uma erupção explosiva poderia causar um tsunami que atingiria o Brasil, afetando a costa do Nordeste.

O alerta, que tem quatro níveis, está no segundo, onde pede alerta e vigilância no monitoramento da atividade vulcânica e sísmica.

O vulcão Cumbre Vieja, como é chamado, registrou uma sequência de movimentos sísmicos que seguem ocorrendo ao longo desta semana, o que indica proximidade de uma erupção.

Um comunicado foi divulgado pelo Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canárias (Pevolca) e destaca que o processo é contínuo e pode ter uma rápida evolução em curto prazo.

Em Salvador, por exemplo, uma onda de cerca de cinco metros seria capaz de alagar e destruir toda a Cidade Baixa. Região da Cidade Alta ou de morros, a exemplo do bairro de Brotas, poderiam ter chance de não serem atingidas.

Foto: Divulgação

Fonte: Rádio Educadora do Maranhão

 

 

 

Sobre Valeria Baldez

Verifique também

Pilotos e comissários farão greve a partir do dia 29

Pilotos e comissários de voo entrarão em greve a partir da 0h do dia 29 …

Deixe um comentário