Arquidiocese de São Luís lança CF 2023 neste sábado (25), no Multicenter SEBRAE

No próximo dia 25 de fevereiro, sábado, no Multicenter SEBRAE, Cohafuma, acontece a cerimônia de abertura da Campanha da Fraternidade 2023 (CF2023), na Arquidiocese de São Luís do Maranhão, com arrecadação de alimentos a partir das 15h. A Missa acontece às 17h, e será presidida pelo arcebispo, dom Gilberto Pastana, concelebrada pelos padres da Arquidiocese, com participação de caravanas dos 15 municípios que formam o território da Igreja com suas 57 Paróquias, e uma quase Paróquia. Devem participar também movimentos, pastorais, novas comunidades, Institutos, organismos católicos, e autoridades civis, além da população que é sensível ao tema do combate à fome.

“Através das Pastorais Sociais, a Arquidiocese possui um trabalho de doação de alimentos à população em situação de rua, no Centro de São Luís, e em hospitais dessa região. Eles têm oferecido ajuda material, humana e espiritual aos irmãos que sofrem. Contudo, a realidade dessas pessoas é muito dura”, pontua dom Gilberto Pastana, Arcebispo de São Luís do Maranhão.

Até o ano de 2022, segundo cadastro das Pastorais Sociais, um total de 48 grupos doavam alimentos no Centro de São Luís. Entre esses grupos, estão outras denominações religiosas, de modo que, até o ano passado, uma escala de domingo a domingo era mantida, oferecendo alimento diário a essas pessoas.

A CF2023 é promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e neste ano traz como tema “Fraternidade e Fome”, e o lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Conduzida pela Equipe de Campanhas da Arquidiocese, e coordenada pela Ação Evangelizadora Missionária (AEM), a CF é um momento importante para a Igreja em todo Brasil, tanto pelo período de oração, que é a Quaresma, quanto pelo retorno social com as doações feitas pelos fiéis para causas sensíveis à sociedade.

O coordenador arquidiocesano da AEM, padre Jadson Borba, lembra ainda que “a Campanha da Fraternidade envolve um compromisso em três níveis: pessoal, comunitário e sociopolítico. E nesse sentido, a coleta é um gesto simbólico de comprometimento com o próximo”. Padre Jadson deve seguir, junto com a Equipe de Campanhas, os 40 dias da Quaresma motivando esse compromisso entre os fiéis das paróquias.

Um gesto concreto inicial, na Arquidiocese, será a arrecadação de alimentos que serão recolhidos no Multicenter SEBRAE, no dia da abertura da Campanha. Os alimentos arrecadados serão doados a três Paróquias situadas em regiões de vulnerabilidade social, para que sejam distribuídos à população local. Além disso,durante o ano de 2023, mesmo após a Coleta feita no Domingo de Ramos, serão motivadas ações que promovam o comprometimento dos fieis, no sentido de buscar formas de ajudar aqueles que sofrem com o problema da fome no Brasil.

Em dezembro do ano passado, o IBGE divulgou que o Maranhão é um dos estados com o maior índice de pessoas em situação de extrema pobreza, o que, inegavelmente, tem como consequência a fome. Assim, os fieis da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, por estarem em sua maioria situados na capital, uma metrópole com um mais de 1 milhão e 100 mil habitantes, com as particularidades de uma metrópole – violência urbana, má distribuição de renda, precariedade habitacional – possuem responsabilidades maiores no ato de “dar de comer a quem tem fome”.

Programação do dia de lançamento
No dia 25, os portões do Multicenter SEBRAE abrirão às 15h, para a acolhida dos participantes. Além dos fiéis, devem estar presentes autoridades civis, membros de Instituições ligadas a ações sociais de enfrentamento a fome, assim como pessoas sensíveis à causa.

O espaço do Multicenter SEBRAE será preparado com pontos de arrecadação de alimentos, e haverá vendas de camisas promocionais da CF2023, stands com divulgação dos meios de comunicação da Arquidiocese – também empenhados na Campanha da Fraternidade – e espaço gourmet no local para os participantes.

 

Foto: Ribamar Carvalho

*Com informações da ASCOM/Arquidiocese de São Luís.

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Kadu Pakinha representa o Maranhão na 1ª etapa do Circuito Brasileiro de Surf

O surfista maranhense Kadu Pakinha, que conta com os patrocínios do Governo do Maranhão e …

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x