Quarto dia – As dores de São José
Padre: Ó São José, que dor sofrestes quando derramastes o preciosíssimo sangue de Jesus na circuncisão poucos dias depois de seu nascimento.
Dai-nos conhecer o preço do sangue de Jesus Crucificado e que esse sangue possa lavar-nos e purificar-nos inteiramente de todos os nossos pecados. Derramai sobre nós as bênçãos que do sangue de Cristo emanam.
Que dor sofrestes quando recusaram o vosso Filho que nasceu em Belém, quando ai perseguiram e mataram os santos inocentes, quando, mais tarde, o perdestes no templo de Jerusalém.
Leitor: Vós perdestes a Jesus sem culpa vossa, mas nós o perdemos muitas vezes por nossa própria culpa, por causa de nossa malicia e de nossos pecados.
Fazei-nos conhecer a Jesus e procurá-lo com perseverança. Ensinai -nos a obedecê-lo e adorá-lo. Que, de hoje em diante, nunca mais nos o percamos pelo pecado e que, se por infelicidade nós venhamos a perdê-lo, não tenhamos sossego até que o encontremos novamente pela divina graça. Concedei, ó grande santo, que Jesus seja sempre o nosso Salvador. Amém.
Súplica a São José de Ribamar
Todos: Amantíssimo São José, pelo amor puríssimo que consagrastes a Jesus e a Maria, amando a Jesus como vosso filho e vosso Deus e a Maria Santíssima como vossa esposa, obtende-nos de Deus, o glorioso Santo, as graças desejadas. Amém.