A Igreja Católica, no mundo inteiro, celebra no próximo dia 30 de maio, a Solenidade de Corpus Christi, festa cristológica onde se celebra o Corpo e o Sangue de Cristo presente na Eucaristia.
A celebração na Arquidiocese de São Luís do Maranhão acontecerá no Estádio Municipal Nhozinho Santos e tem como tema “Eu vos chamo amigos” (Jo 15,15), inspirado na Campanha da Fraternidade 2024, que tratou sobre a Fraternidade e Amizade Social, com expectativa de reunir 22 mil fiéis.
No dia 30 de maio, a Missa contará com intérpretes de libras que estarão tanto no estádio como na transmissão pela Rádio Educadora FM 88.3, a partir das 13h, TV Nazaré, canal 43.1, pelo canal do YouTube da arquidiocese (@arquislz).
Após a celebração os participantes da Missa sairão em procissão luminosa pelas ruas do Centro Histórico de São Luís, percorrendo a Venceslau Braz, Camboa, Avenida Beira-Mar, rampa do Palácio dos Leões encerrando na Catedral Metropolitana de São Luís, na Praça Dom Pedro II.
Neste ano, a procissão contará com três cenas bíblicas que serão apresentadas durante o percurso, em pontos distribuídos ao longo do caminho: 1ª cena bíblica – Camboa, Praça da Liberdade, cena da Multiplicação dos Pães realizada pelo grupo Dançatro; 2ª cena bíblica – Refesa, Beira-Mar, cena do Lava-pés, realizada pelo grupo GTAC; 3ª cena bíblica – Tribunal de Justiça, Praça dos Três Poderes, cena bíblica da Última Ceia, realizada pelo grupo GRITA.
Programação:
15h: Abertura dos portões
17h: Santa Missa
19h30: Início da Procissão
21h: Benção na Catedral
O dia de Corpus Christi é um dia de preceito para os católicos e a partir do dia 6 de março, a data foi oficializada como feriado no estado do Maranhão, por decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), que oficializou como constitucional o feriado do Dia de Corpus Christi, proposto na Lei nº 11.539/2021. Além do valor espiritual e cultural, a solenidade possui uma contribuição social, onde cada participante está sendo motivado a levar 1kg de alimento não perecível ou mais, para doar às comunidades em situação de vulnerabilidade social situadas na região de São José de Ribamar.
A Solenidade de Corpus Christi possui a peculiaridade de ser uma celebração litúrgica realizada com três momentos sequenciais e indissociáveis: a Missa, a procissão luminosa e a Benção com o Santíssimo Sacramento. O que torna sua realização diferente não apenas pelos três momentos distintos que estão relacionados, mas pelo tempo de realização e em São Luís, particularmente, uma das mais expressivas da Arquidiocese.
Fotos: Antonio Mota
UTILIDADE PÚBLICA: MISSAS NO DIA 30 DE MAIO Especificamente, no dia 30 de maio, a dinâmica dos horários das Missas celebradas no dia de Corpus Christi será: pela manhã, as paróquias celebram as Missas em suas respectivas áreas, conforme horários e costume próprio de cada comunidade. À tarde, em toda a arquidiocese de São Luís, o que inclui os 15 municípios, haverá uma única Missa, que será celebrada no estádio Nhozinho Santos, às 17h, presidida pelo arcebispo dom Gilberto Pastana de Oliveira.