Servidores efetivos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) foram beneficiados com Medida Provisória (MP) assinada nesta segunda-feira (30) pelo governador Carlos Brandão. O documento garante reajuste salarial no vencimento-base da categoria. A assinatura aconteceu em solenidade realizada no Palácio dos Leões, em São Luís.
O reajuste integra o pacote de ações em valorização aos servidores públicos maranhenses, conferindo atualização salarial de 20%, alinhada ao reajuste que a União concedeu aos servidores federais ligados à gestão do meio ambiente, que foi de 21%.
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Pedro Chagas, ressalta que o reajuste se equipara, por exemplo, aos dos servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e passa a ser o melhor salário-base pago na região Nordeste para a categoria.
“São servidores muito técnicos, engajados na causa ambiental. Um reajuste de 20% para a categoria, o que transforma o melhor salário-base do Nordeste. É mais uma ação do governador Brandão de valorização dos nossos servidores públicos”, pontuou Chagas.
Primeiro reajuste em uma década
Hugo Rocha é servidor de carreira da Sema e foi um dos beneficiados com o reajuste salarial. Hugo lembra que o vencimento dos servidores da Sema não era reajustado há cerca de 10 anos.
“Não tínhamos reajuste já há quase dez anos, então para a gente é um alívio nesse momento receber esse reajuste. Vai contribuir muito para a gente, no nosso dia a dia. É um motivo de felicidade e satisfação, para continuamos a exercer nossas funções como servidores públicos, servindo ao Estado e servindo ao meio ambiente”, avalia Hugo Rocha.
Para o secretário de Estado da Administração (Sead), Guilberth Marinho, a recomposição salarial é uma ação em reconhecimento ao importante trabalho prestado na gestão e conservação do meio ambiente.
“É uma medida justa e necessária que o governador Carlos Brandão faz para reconhecer essa importante classe de servidores, que desempenham um papel fundamental no Maranhão, fazendo toda a nossa preservação e a gestão e governança do meio ambiente”, afirmou.
A sonelidade de assinatura da MP que reajustou o salário de servidores efetivos da Sema contou, ainda, com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira; e de outros representantes da Sema.
*Com informações da SECOM/MA