Outubro é o mês missionário e, em seu primeiro dia, a Igreja celebra a padroeira das Missões, Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face. Em todo o mundo, diversas manifestações renderam graças a Deus, pela intercessão da Santa francesa, cuja vocação revelou à humanidade que a perfeição e a santidade podem estar nas pequenas coisas, nos pequenos gestos e obrigações cotidianas feitas com amor.
No Maranhão, a cidade de Bacabal, distante 240 km da capital, tem Santa Teresinha como padroeira. Além disso, a doutora da Igreja é padroeira da Catedral diocesana e também co-padroeira da Diocese de Bacabal. Dessa forma, não faltaram motivações para celebrar a “santa das rosas”, como a chamou dom Armando Gutierrez, bispo daquela diocese.
No município, a festa tem mais de 80 anos e reúne devotos das quatro paróquias, além das cidades vizinhas, o que é motivo de muito orgulho e responsabilidade para os paroquianos da Catedral. “A nossa organização inicia em maio, com montagem de equipes e escolha do tema. Assim, vamos preparando tudo e todos para bem celebrar a nossa padroeira”, explica Marcelo Henrique, coordenador paroquial.
Entre as pastorais envolvidas em todo o processo de organização, está a Pastoral da Comunicação (PASCOM), que conta com mais de 40 membros e devotos da jovem santa. “A minha devoção surgiu há muito tempo, eu diria que desde criança. Hoje, na pascom, nós fortalecemos a nossa fé, pois temos Santa Teresinha como modelo de missionária e de juventude”, expressa Railson Silva, coordenador da pastoral.
“A gente observa o quanto evoluímos na fé, nas estruturas e na organização da festa. Nos orgulha muito perceber a dimensão que a nossa festa tomou e isso se deve à própria história de nossa padroeira, que nos inspira a sair em missão”, revela Diana Cláudia, devota e membro da Pastoral da Comunicação.
A festa iniciou no dia 21 de setembro, com o tema “Santa Teresinha, inspira-nos a viver de amor, semeando paz e alegria nos corações”. Durante a programação, os devotos puderam participar de missas, novena, atrações culturais e outros momentos para renovar a fé, o amor e a fraternidade.
No dia 1º de outubro, toda a comunidade se reuniu para louvar a Deus e agradecer à Santa Teresinha por sua intercessão. “Pela manhã, a imagem da padroeira saiu da Catedral e se dirigiu para a paróquia de Sant’Ana e São Joaquim e vamos percebendo o quanto Santa Teresinha tem um apreço pela população da cidade, porque se sentem atraídos por essa mensagem que ela transmite”, contou o pároco da Catedral, pe Lauro Carvalho.
Durante a tarde, uma missa foi celebrada na paróquia vizinha e abençoou a procissão luminosa que percorreu as principais ruas e avenidas de Bacabal. “Acompanhamos um crescimento e envolvimento gradativo dos fieis a cada ano. A nossa padroeira tem encontrado no coração do povo um espaço para inspiração e demonstração de sua fé e isso é evidente ao longo desta caminhada”, celebrou o padre.
Pagadores de promessas
Ao longo do percurso, chama a atenção as inúmeras Santas Teresinhas. São mulheres e crianças vestidas com as roupas similares às da santa, como sinal de agradecimento e testemunho dos inúmeros milagres concedidos por intercessão da doutora da Igreja. “A minha devoção é motivada pelo caminho da pequena via; sempre se apegar ao simples, sabendo que Deus é grande, generoso e nos oferece muito mais do que aquilo que pedimos”, declara Monique Alves, pagadora de promessa.
“Meu primeiro neto nasceu com um problema de saúde e faleceu. Quando a minha filha engravidou novamente, eu pedi a Santa Teresinha que intercedesse junto a Jesus Cristo para que ele nascesse bem e aqui estamos”, relata Irismar Reis.
Santa Missa de encerramento
Após a procissão, os milhares de devotos reuniram-se no espaço catedral para a celebração de encerramento da festa da padroeira, presidida pelo bispo diocesano, dom Armando Gutierrez. Em sua reflexão, o epíscopo ressaltou que Santa Teresinha “nos convida a ser semeadores de paz e alegria nos corações de todas as pessoas e nos convida com seu exemplo, seus escritos, sua mensagem e sua espiritualidade”.
O bispo ainda recorda que “o devoto não é aquele que faz somente uma oração a sua santa ou santo de devoção, mas é aquele que quer imitar as virtudes, o modo de agir e pensar; e quer ainda assimilar o modo de viver a fé cristã”.
Acompanhe a celebração, transmitida pela rádio educadora, no link: https://www.youtube.com/watch?v=k7K6Ogwhh9A
Saiba mais sobre a Catedral de Santa Teresinha e a Diocese de Bacabal nas redes sociais: https://www.instagram.com/diocesedebacabal/
Texto e fotos: Matheus Coimbra