default

Carnaval: confira a programação oficial dos circuitos Litorânea e Beira-Mar

Em coletiva de imprensa, o Governo do Maranhão, por meio da secretaria de Estado da Cultura (SECMA), lançou o Carnaval do Maranhão 2023. O período festivo, que se intensifica nesta sexta-feira (17), com o Circuito Litorânea, levará o carnaval a mais de 70% das cidades maranhenses. Serão mais de 130 bandas e 700 apresentações na capital e demais municípios.

Segundo os dados apresentados, para este carnaval, o público estimado é superior a 900 mil pessoas. Também há a expectativa de 4.500 profissionais envolvidos, entre prestadores diretos e indiretos. “Tudo isso foi muito detalhado a partir da visão que temos de gerar emprego, de gerar renda e valorizar a nossa cultura, que é belíssima. Como a nossa cultura e as nossas tradições, não há nada igual. A gente não pode perder esse espaço, temos que divulgar cada vez mais. O fato do pré-carnaval ter dado super certo, eu não tenho dúvidas que o carnaval será ainda maior”, pontuou o governador Carlos Brandão.

Seguindo a tendência nacional dos principais circuitos carnavalescos, como Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, em 2023, o carnaval maranhense começará pela manhã. A medida adotada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma) busca, além da maior possibilidade de diversão, a oportunidade para geração de renda extra aos beneficiários do programa estadual Mais Renda e ambulantes.

“Vamos fazer o carnaval também pela manhã. É mais tempo para as pessoas se divertirem, para se gerar emprego, é mais tempo para o Mais Renda vender, para os ambulantes ganharem mais renda extra. Nos grandes polos de carnaval do Brasil, todos têm blocos e atrações iniciando a partir das 7 da manhã. Nada mais justo que a gente trazer isso para o Maranhão também”, afirmou o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda.

Gratuidade dos transportes

Entre as medidas de fortalecimento da festa, o governo do Maranhão também irá garantir gratuidade no transporte aquaviário e semiurbano para a população maranhense durante o período carnavalesco, por meio da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB).

Em relação ao transporte coletivo semiurbano, de responsabilidade do Estado, que atende as cidades de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, a gratuidade começa às 0h do dia 18 de fevereiro e segue até 23h59 do dia 19 de fevereiro.

Quanto ao sistema de ferryboat, serão 30 viagens diárias, sendo 15 em cada terminal; e 12 viagens extras, sendo 6 em cada terminal. A gratuidade ocorrerá para passageiros e veículos no sábado (18), no sentido Baixada Maranhense (rumo ao Terminal do Cujupe, em Alcântara), e na Quarta-feira de Cinzas (22), no sentido São Luís (rumo ao Terminal da Ponta da Espera).

A gratuidade no ferryboat é destinada para todos os passageiros e veículos de passeio; caminhões, vans e ônibus serão limitados para evitar tumulto; quanto às passagens já agendadas para as datas, o usuário poderá remarcar ou pedir reembolso; nas datas da gratuidade, as vendas já estão suspensas; não há necessidade de apresentar documento.

Confira a programação dos circuitos Litorânea e Beira-Mar:

CIRCUITO LITORÂNEA
A abertura oficial do Carnaval do Maranhão 2023 ocorrerá no dia 17 de fevereiro, às 18h, na extensão da Avenida Litorânea, com trio elétrico. No Circuito Litorânea, serão 5 dias de folia com mais de 10 trios elétricos.

Sexta-Feira (17/02) – A partir das 18h
Silva; Erick Land; Dinho Dias; Mix In Brazil; Os apaixonados; Erickson Andrade.

Sábado (18/02) – A partir das 10h
Chicabana; Igor Kannário; Só Safados; Blocão do Nina; Argumento.

Domingo (19/02) – A partir das 10h
Bloco da Maizena; Blocão do Sambaceuma; Feijoada Completa; 24 por 48.

Segunda-feira (20/02) – A partir das 10h
Ara Ketu; 100 Sigilo; Trio Vagabundos do Jegue; Argumento; Mix In Brazil.

Terça-feira (21/02) – A partir das 10h
Jonas Esticado; Chiclete com Banana; Bloco da Enme; Marabloco Elétrico; Erickson Andrade.

CIRCUITO BEIRA-MAR
No Circuito Beira-Mar, a folia ocorria tradicionalmente aos domingos, foi ampliada para acontecer desde o sábado (18), totalizando 4 dias de festa. Para este circuito serão montados dois palcos, sendo o principal na Reffsa e um outro na Praça dos Catraieiros, ao lado da Casa do Maranhão, que integra a trajetória dos trios.

Sábado (18/02) – A partir das 17h
Palco Principal:
Bloco Akomabu; Sindicato do Samba; Ivan Marques.
Trio Elétrico:
Zé Cantor; Marabloco Elétrico; Jegue Folia; 100 Sigilo; Confraria.

Domingo (19/02) – A partir das 17h
Palco Principal:
Gdam; Os Foliões; Samba da Tamarindeira; Dinho Dias.
Trio Elétrico:
Bom Gosto; Klessinha; Bloco da Enme; Bicho Terra.

Segunda-feira (20/02) – A partir das 17h
Palco Principal:
Filhos de Iaiá; Afros; Filtro de Barro; Flashback.
Trio Elétrico:
Zé Vaqueiro; Maiara e Maraísa; Mixirico; Máquina de Descascar Alho; Bloco da Nabuxk.

Terça-feira (21/02) – A partir das 17h
Palco Principal:
Maneva; Só Safados; Bendito Samba;
Trio Elétrico:
Vanessa da Mata e Flávia Bittencourt; Molejo; Confraria do Copo; Jeguefolia; Argumento.

 

Foto: SECOM/MA

Sobre Redação Educadora

Verifique também

A oração do Papa pelos gaúchos

Papa recorda durante o Regina Caeli o drama vivido pela população do Rio Grande do …

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x