Censo 2022: Maranhão tem a 2ª maior população quilombola do Brasil

Dados do Censo do IBGE divulgados nesta quinta-feira (27), colocamo Maranhão com a segunda maior população quilombola do Brasil O estado possui 269.074 mil pessoas que se autodeclaram quilombolas e vivem em 32 municípios maranhenses.

É a priemeira vez quue o orgão faz este levantamento, sendo a primeira vez que o IBGE incluiu em seus questionários perguntas para identificar se as pessoas se autodenominam quilombolas. O país conta com mais de 1,3 milhão de moradores quilombolas.

O Maranhão fica atrás somente da Bahia que conta com uma população de 397.059 quilombolas. O Nordeste é a região brasileira que mais conta com o maior percentual e números absolutos de moradores que autodeclaram quilombolas. Ao todo, 905.415 pessoas vivem na região.

A grande maioria da população autodeclarada quilombola está concentrada fora de territórios quilombolas titulados. De acordo com o IBGE, 260.029 pessoas, o que em percentual representa 96,64% da população, vive nessas regiões.

O percentual de pessoas que vivem fora de territórios quilombolas oficialmente delimitados também é alto no estado. O levantamento mostrou que 89,21% da população quilombola, que em números chega a 240.030 moradores, residem nessas áreas. Apenas 10,79% dos moradores (29.044 pessoas) estão dentro de áreas que foram oficialmente delimitadas no estado.

Alcântara (MA) é a cidade brasileira com a maior proporção de quilombolas. O levantamento apontou que 84,6% dos moradores que vivem na cidade que fica a 108 km de São Luís, cerca de 15.616 pessoas, se autodeclaram desta forma. Os dados levam em consideração quanto a população quilombola representa em relação ao total de habitantes da cidade.

Em abril deste ano, o Brasil pediu desculpas aos quilombolas e reconheceu que o Brasil violou os direitos à propriedade e proteção judicial das comunidades de Alcântara, durante o julgamento do caso na Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

com informações da central de notícias

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Nova Mesa Diretora do TJ participa de Missa em Ação de Graças

Uma Missa em Ação de Graças na igreja São Luís Rei de França no Calhau, …

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x