Confirmados 4 casos de meningite viral em São Luis

A secretaria municipal de saúde confirmou na manhã desta sexta-feira 24 que foram confirmados 4 casos de meningite viral em São luis. O órgão informou ainda que apenas um dos pacientes segue internado em um hospital da rede privada em São Luís.

em 2022 foram registrados no Datasus cerca de 100 casos no estado do Maranhão com 4 óbitos em São luis.

A meningite viral é uma inflamação das camadas de tecido que cobrem o cérebro e a medula espinhal (meninges) e do espaço preenchido por líquido entre as meninges (espaço subaracnóideo) quando é causada por vírus.
  • Meningite viral geralmente começa com sintomas de infecção viral, como febre, uma sensação de mal-estar, dor de cabeça e dores musculares.

  • Posteriormente, as pessoas desenvolvem dor de cabeça e um pescoço rígido que faz com que abaixar o queixo até o peito seja difícil ou impossível.

  • Os médicos suspeitam de meningite com base nos sintomas e fazem uma punção lombar (punção na coluna vertebral) para confirmar o diagnóstico.

  • Se as pessoas parecerem muito doentes, elas são tratadas para meningite bacteriana até que o diagnóstico seja descartado.

  • Se a causa for o vírus da imunodeficiência humana (HIV) ou um herpesvírus, são usados medicamentos eficazes contra esses vírus.

  • A causa mais comum da meningite asséptica é

    • Enterovírus, tais como ecovírus e coxsackievírus

       

    Enterovírus tendem a residir no trato digestivo. As infecções são muito contagiosas.

    Outras causas comuns incluem

    • Vírus do herpes simples (HSV), geralmente tipo 2 (HSV-2)

    • Vírus da varicela zóster

    • Vírus propagados por mosquitos (chamados arbovírus), tais como o vírus do Nilo Ocidental, vírus da encefalite St. Louis e vírus da encefalite da Califórnia

    • Vírus da coriomeningite linfocítica

    • Vírus da imunodeficiência humana (HIV)

      No caso de outros vírus, não estão disponíveis medicamentos eficazes, mas a maioria das pessoas se recupera por si mesmas dentro de semanas.

     

    O HSV-2 causa herpes genital, uma infecção sexualmente transmissível que causa bolhas dolorosas na região genital. O HSV-2 também pode causar sintomas de meningite. A meningite por HSV-2 geralmente ocorre quando o vírus infecta o corpo pela primeira vez. Os sintomas genitais e de meningite podem ocorrer ao mesmo tempo. Os sintomas de meningite podem surgir antes dos sintomas genitais, e algumas pessoas têm meningite, mas não têm nenhum sintoma genital. Depois que os sintomas desaparecem, o HSV-2 permanece no corpo em estado não ativo (dormente). Ou seja, ele não causa sintomas. Entretanto, ele pode voltar a ficar ativo (reativar-se) periodicamente e causar sintomas. Portanto, a meningite devido ao HSV-2 pode reaparecer.

    O vírus da varicela zóster causa a catapora. Da mesma forma que o HSV-2, o vírus da varicela zóster permanece no corpo em estado inativo. O vírus pode não voltar a provocar sintomas, ou então, ser reativado muitos anos depois. Quando é reativado, ele causa cobreiro (herpes zóster) podendo também causar meningite. Ao contrário das infecções por HSV, que podem reaparecer muitas vezes, o herpes zóster costuma ocorrer apenas uma vez na vida de uma pessoa. Porém, pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, por exemplo, as que estão com infecção pelo HIV, podem ter herpes zóster mais de uma vez.

    O vírus Zika e o vírus Chikungunya às vezes causam meningite. Antes, ambos os vírus estavam presentes somente em poucas partes do mundo, porém hoje se espalharam.

    Transmissão de meningite viral

    A meningite viral pode ser propagada de várias maneiras, dependendo do vírus:

    • Propaga-se pela corrente sanguínea de uma infecção de outra parte do corpo (a rota mais comum)

    • Contato com fezes contaminadas, o que pode ocorrer quando pessoas infectadas não lavam suas mãos após a evacuação ou quando elas nadam em uma piscina pública (no caso de enterovírus)

    • Relação sexual ou outro contato genital com uma pessoa infectada (no caso de HSV-2 e HIV)

    • Uma picada de inseto, tal como um mosquito (no caso do vírus do Nilo Ocidental, do vírus St. Louis, do vírus Zika ou do vírus Chikungunya)

    • Propaga-se pelo ar ao inalar o vírus (no caso do vírus da varicela zóster)

    • Contato com poeira ou alimentos contaminados pela urina ou fezes de camundongos ou hamsters domésticos infectados (no caso do o vírus da coriomeningite linfocítica)

    • Uso de agulhas infectadas para injetar drogas (no caso de HIV)

    Por causa da maneira como se propagam, alguns vírus (como aqueles disseminados por mosquitos) causam meningite somente durante certas estações.

    Sintomas de meningite viral

    A meningite viral geralmente começa com sintomas de infecção viral, como febre, uma sensação de mal-estar, tosse, dores musculares, vômito, perda de apetite e dor de cabeça. No entanto, ocasionalmente as pessoas não têm sintomas a princípio.

    Mais tarde, as pessoas apresentam sintomas que sugerem meningite. Ou seja, elas geralmente têm febre, dor de cabeça e rigidez no pescoço. Tentar abaixar o queixo em direção ao peito causa dor e pode ser impossível. Mover a cabeça em outras direções não é tão difícil.

    Os sintomas da meningite crônica são semelhantes aos da meningite bacteriana, mas são geralmente mais graves e desenvolvem-se e progridem de forma mais lenta

Em 2023, não houve nenhum óbito por meningite viral na capital.

De acordo com a Secretaria, os casos suspeitos são atendidos nos hospitais municipais Djalma Marques (Socorrão I), Clementino Moura (Socorrão II); unidades mistas, pronto socorro ou Unidade Básica de Saúde (UBS).

fonte: Sus e Semus

Sobre Redação Educadora

Verifique também

UEMA oferece vagas em cursos de graduação à distância

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Simplificado …

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x