quarta-feira , 14 abril 2021
23/02/2021 - COETICA -23/02/2021 - COETICA - Conselho de Ética e Decoro Parlamentar

Conselho de Ética abre processo contra Daniel Silveira e Flordelis

O Conselho de Ética da Câmara abriu, nesta terça-feira (23), processos por quebra de decoro parlamentar contra o deputado Daniel Silveira, do PSL, e a deputada Flordelis, do PSD, ambos do Rio de Janeiro. Os dois podem ter os mandatos cassados. Além da instauração do processo, na sessão que retomou os trabalhos da comissão, foram sorteados os nomes de três deputados para cada caso. Cabe ao presidente do colegiado, o deputado Juscelino Filho, do Democratas, decidir quem vai relatar cada um dos processos.

Daniel Silveira está preso por decisão do Supremo Tribunal Federal. O plenário da Câmara também votou pela manutenção da prisão do parlamentar. Ele é acusado de incitar a violência contra ministros do STF e defender a volta da ditadura militar e do AI-5. O processo contra o deputado foi pedido pela própria Mesa Diretora da Câmara.

Já a deputada Flordelis é acusada de pelo Ministério Público do Rio de Janeiro de ser a mandante do assassinato do marido dela, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019. Ela nega as acusações.

Com os processos instaurados e os relatores escolhidos, será aberto um prazo de 10 dias para que as defesas dos parlamentares apresentem as argumentações. E uma decisão desta terça-feira, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, determinou que Flordelis seja afastada do cargo. A Justiça deu prazo de 24 horas para que a Câmara seja informada da decisão. A Casa deverá analisar se mantem ou não a suspensão das funções públicas da deputada federal.

 

Fonte: Agência Brasil

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Inscrições abertas para Olimpíadas de Língua Portuguesa

A Olimpíada de Língua Portuguesa, que reconhece o trabalho de professores e estudantes do 5º …

Deixe uma resposta