Arquidiocese de São Luís realiza solenidade de Corpus Christi

Arquidiocese de São Luís realiza solenidade de Corpus Christi

A festa é uma das datas mais importantes e tradicionais do calendário católico e traz como tema: “A Eucaristia nos alimenta para sermos construtores da paz”. O tema diz respeito a Campanha da Fraternidade deste ano, que propõe uma cultura de paz para enfrentamento e superação das diversas formas de violência presentes na sociedade brasileira.

Segundo o coordenador geral da celebração, padre Robério Lima: “Este ano, como nos anos anteriores, um grande número de fiéis voluntários, divididos e 21 comissões de trabalho, reúnem-se quinzenalmente, desde o início do ano, para planejar e prepara esta grande festa. Há uma grande mobilização nas nossas paróquias e uma boa expectativa para esta solenidade, que pretende ser um momento forte de celebração e afirmação de nossa fé no Cristo Eucarístico, ‘fonte e ápice da vida cristã’, como nos afirma São João Paulo II, na Encíclica Ecclesia de Eucharistia (2003)”.

A festa do Corpo e Sangue de Cristo, embora seja uma data móvel, é celebrada em todo o mundo. É ocasião para o louvor e a adoração ao Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, a Eucaristia. Para expressar esse louvor, as paróquias e comunidades adornam as igrejas, enfeitam as ruas e confeccionam tapetes por onde passa a procissão de Corpus Christi. Feito de materiais reciclados como pó de café, serragem, cascalho, casca de ovo, sal grosso, entre outros, o tapete é preparado pelos fiéis durante a noite e madrugada anterior, ou mesmo no dia da procissão.

A solenidade de Corpus Christi é um evento arquidiocesano que mobiliza todas as paróquias, comunidades e organismos da Igreja Católica. Há o envolvimento dos bispos, padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, leigos e leigas, casais e jovens, enfim, todo o povo de Deus.
A Arquidiocese preparou uma camisa comemorativa para a data, assim, cada fiel pode usar a camisa padronizada proposta para 2018 e ainda ajudar na manutenção do evento. O valor da camisa é de 20,00 e está à venda nas paróquias e na cúria arquidiocesana.

 

ORIGEM – A expressão Corpus Christi é de origem latina e significa “Corpo de Cristo”. Essa solenidade acontece sempre na segunda quinta-feira depois do dia de Pentecostes. A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. “Celebrar a ceia eucarística é a celebrar a presença de Jesus em nosso meio”, explica dom José Belisário da Silva, arcebispo de São Luís.
Em 1264, o Papa Urbano IV, através da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, estendeu a festa para toda a Igreja. A procissão com a Hóstia consagrada, conduzida em um ostensório pelas ruas, é datada de 1274. Porém, segundo historiadores, foi na época barroca que a tradição ganhou força.