quarta-feira , 3 março 2021

Arquidiocese de São Luís realiza solenidade de Corpus Christi

A festa é uma das datas mais importantes e tradicionais do calendário católico e traz como tema: “A Eucaristia nos alimenta para sermos construtores da paz”. O tema diz respeito a Campanha da Fraternidade deste ano, que propõe uma cultura de paz para enfrentamento e superação das diversas formas de violência presentes na sociedade brasileira.

Segundo o coordenador geral da celebração, padre Robério Lima: “Este ano, como nos anos anteriores, um grande número de fiéis voluntários, divididos e 21 comissões de trabalho, reúnem-se quinzenalmente, desde o início do ano, para planejar e prepara esta grande festa. Há uma grande mobilização nas nossas paróquias e uma boa expectativa para esta solenidade, que pretende ser um momento forte de celebração e afirmação de nossa fé no Cristo Eucarístico, ‘fonte e ápice da vida cristã’, como nos afirma São João Paulo II, na Encíclica Ecclesia de Eucharistia (2003)”.

A festa do Corpo e Sangue de Cristo, embora seja uma data móvel, é celebrada em todo o mundo. É ocasião para o louvor e a adoração ao Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, a Eucaristia. Para expressar esse louvor, as paróquias e comunidades adornam as igrejas, enfeitam as ruas e confeccionam tapetes por onde passa a procissão de Corpus Christi. Feito de materiais reciclados como pó de café, serragem, cascalho, casca de ovo, sal grosso, entre outros, o tapete é preparado pelos fiéis durante a noite e madrugada anterior, ou mesmo no dia da procissão.

A solenidade de Corpus Christi é um evento arquidiocesano que mobiliza todas as paróquias, comunidades e organismos da Igreja Católica. Há o envolvimento dos bispos, padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, leigos e leigas, casais e jovens, enfim, todo o povo de Deus.
A Arquidiocese preparou uma camisa comemorativa para a data, assim, cada fiel pode usar a camisa padronizada proposta para 2018 e ainda ajudar na manutenção do evento. O valor da camisa é de 20,00 e está à venda nas paróquias e na cúria arquidiocesana.

 

ORIGEM – A expressão Corpus Christi é de origem latina e significa “Corpo de Cristo”. Essa solenidade acontece sempre na segunda quinta-feira depois do dia de Pentecostes. A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. “Celebrar a ceia eucarística é a celebrar a presença de Jesus em nosso meio”, explica dom José Belisário da Silva, arcebispo de São Luís.
Em 1264, o Papa Urbano IV, através da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, estendeu a festa para toda a Igreja. A procissão com a Hóstia consagrada, conduzida em um ostensório pelas ruas, é datada de 1274. Porém, segundo historiadores, foi na época barroca que a tradição ganhou força.

 

Sobre Editor Rádio Educadora

Verifique também

Festejo de São José de Ribamar chega na reta final

No próximo domingo (27) chega ao fim mais um Festejo do Padroeiro do Maranhão. Neste …

Deixe uma resposta