sábado , 15 maio 2021

Dia mundial do livro é comemorado nesta sexta-feira, 23

É comemorado, nesta sexta-feira, 23 de abril, o dia mundial do livro. A data foi escolhida pela Unesco, em 1995, em tributo ao trio de grandes autores composto por Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Veja e William Shakespeare que morreram, coincidentemente, em 23 de abril de 1616.

Nesta data, são prestadas homenagens a grandes autores, como Clarice Lispector e Machado de Assis, além de ser proposta a reflexão sobre seus direitos legais e o incentivo a leitura.

Hoje, durante o bloco de entrevista do programa Roda Viva, a doutora em Letras, Andrea Lobato, deu sua opinião acerca desta data. “É um dia para que chamemos a atenção sobre a importância da leitura, dos livros e do direito de todos à leitura e ao livro”, comentou Lobato.

Relatando sobre sua experiência pessoal com os livros, a doutora em Letras falou que os exemplares sempre fizeram parte de sua vida. “Sempre estive rodeada de livros. Quando não era alfabetizada, tinha pessoas que liam para mim ou contavam histórias”. Andrea aproveita para compartilhar, também, um desejo que possui. “Eu gostaria que todas as crianças, em sua infância, pudessem ter essa possibilidade de ter os livros sempre presentes”.

Uma questão que foi levantada durante a conversa foi a respeito do incentivo da leitura para os adultos que não possuem esse hábito. Andrea deu seu parecer: “A primeira coisa a ser feita é a desmitificação de que a leitura é uma atividade de intelectual. Em segundo lugar, a pessoa deve buscar o seu próprio gosto, pois nem todos tem afinidade, por exemplo, com livros de ficção, mas preferem histórias reais”.

Para aqueles que já são leitores, Lobato sugere que “enalteçam os seus autores prediletos e continuem com esse exercício”.

 

Fonte: Agência Educadora / Matéria: Dankelvis Soeiro

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Latinos viajam aos Estados Unidos em busca de imunização

Cidade do México e Lima – Um anúncio de uma agência de viagens oferece promoções …

Deixe uma resposta