Foto: Reprodução

Educação na pandemia é assunto da entrevista com professor Alfredo Freitas

Nesta última semana os apresentadores do programa “Roda Viva” da Rádio Educadora conversaram com o profissional da educação, Alfredo Freitas, que é pós-graduado pela universidade canadense, Sheridan College, e possui mais de 15 anos de experiência em Tecnologia e Educação. O diálogo discorreu a respeito do ensino via internet, a retomada das aulas presenciais, a situação de alunos das escolas públicas, além da modalidade homeschooling (escola dentro de casa lecionada pelos pais) que é proposta pelo presidente da república, Jair Bolsonaro, como alternativa para a área da educação diante do atual cenário.

A modalidade EAD (Ensino à Distância) tem sido adotada como para suprir as carências deixadas pelas aulas presenciais que estão suspensas na maior parte das instituições de ensino. A respeito disso o entrevistado alertou sobre a necessidade de pensar politicas públicas que se adequam à realidade de diferentes comunidades para que cada aluno tenha o melhor aproveitamento possível.

Em relação aos estudantes de escolas públicas o profissional da educação reconhece que existe uma diversidade de contextos, por parte dos indivíduos que compõe esse público. Segundo Alfredo, o ponto inicial é fornecer suporte para que recebam a escola em suas casas. “Uma vez que conseguimos isso, o próximo passo é entender o nível do estudante, sejam eles alunos do ensino fundamental ou médio. O desafio é o gestor de cada escola ter alguma solução em que ele acompanhe o andamento de cada estudante”, pontuou Freitas.

Alfredo Freitas é pós-graduado em 'Project Management' pela Sheridan College no Canadá
Alfredo Freitas é pós-graduado em ‘Project Management’ pela Sheridan College no Canadá

Uma recente questão colocada em debate, e que também foi posta em pauta durante a entrevista, é a retomada das aulas presenciais. De acordo com o profissional da educação, essa é uma medida que precisa ser avaliada considerando as diferentes situações em que se encontram os municípios brasileiros.

O homeschooling é uma modalidade que consiste em uma escola onde o aluno é educado pelos pais, em sua moradia, e tem sido sugerida pelo presidente da república, Jair Bolsonaro. Sobre esse assunto, Alfredo afirma que se trata de uma possibilidade, porém é viável somente em poucos casos. “Quando olhamos para os números dos países que possui homeschooling, existem boas experiências, mas ainda é um número significativamente menor em relação aos alunos que estudam no sistema tradicional, público ou privado”, comentou Alfredo.

 

Fonte: Agência Educadora

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Primeira antena rural 5G do Brasil possibilita aumento de produção no agronegócio

Para auxiliar o produtor rural a reduzir custos e aumentar a produtividade foi disponibilizado no …

Deixe uma resposta