Iniciando o ano no legislativo, as eleições do Senado e da Câmara movimentam nesta segunda-feira 01 de fevereiro o cenário político brasileiro.
No Senado cinco senadores disputam a presidência para os próximos dois anos. são eles: Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Lasier Martins (Podemos-RS), Major Olimpio (PSL-SP), Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Simone Tebet (MDB-MS). para ser eleito o candidato necessitará de 41 votos, apesar de, existir um brecha eleitoral para quórum diferente.
Diferente da Câmara, o Senado utilizará cédulas eleitorais de papel, o voto é secreto, os senadores irão as quatro cabines eleitorais, por ordem de criação dos estados, e seguindo a ordem do mais velho para o mais novo. Os candidatos a presidência terão por sua vez 10 minutos para falar a tribuna. Na sequencia o presidente eleito decidirá se fará a eleição para a mesa diretora no mesmo dia ou no dia seguinte.
O atual Presidente Davi Alcolumbre(DEM-AP) tenta eleger seu apadrinhado Rodrigo Pacheco (DEM-MG).
Na câmara dos Deputados a eleição têm precisão para inicio as 19 horas, oito deputados estão na disputa, os principais nomes na corrida a presidência da câmara são: Arthur lira(PP- AL), quem o apoio do Presidente Jair Messias Bolsonaro e Baleia Rossi(MDB-SP), candidato do atual presidente Rodrigo Maia.
Esta eleição tem grande peso dentro do contexto político, pois cabe ele decidir sobre votações que vão para pauta, também podendo autorizar o pedido de impeachment, outro fator bastante relevante dentro deste processo eleitoral é que ele é o segundo na linha de sucessão para presidência da república.