quarta-feira , 12 maio 2021

Eleições para Câmara e Senado movimentam Brasília

Iniciando o ano no legislativo, as eleições do Senado e da Câmara movimentam nesta segunda-feira 01 de fevereiro o cenário político brasileiro. 

No Senado cinco senadores disputam a presidência para os próximos dois anos. são eles: Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Lasier Martins (Podemos-RS), Major Olimpio (PSL-SP), Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Simone Tebet (MDB-MS). para ser eleito o candidato necessitará de 41 votos, apesar de, existir um brecha eleitoral para quórum diferente.

Diferente da Câmara, o Senado utilizará cédulas eleitorais de papel, o voto é secreto, os senadores irão as quatro cabines eleitorais, por ordem de criação dos estados, e seguindo a ordem do mais velho para o mais novo. Os candidatos a presidência  terão por sua vez 10 minutos para falar a tribuna. Na sequencia o presidente eleito decidirá se fará a eleição para a mesa diretora no mesmo dia ou no dia seguinte.

O atual Presidente Davi Alcolumbre(DEM-AP) tenta eleger seu apadrinhado Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Na câmara dos Deputados a eleição têm precisão para inicio as 19 horas, oito deputados estão na disputa, os principais nomes na corrida a presidência da câmara são: Arthur lira(PP- AL), quem o apoio do Presidente Jair Messias Bolsonaro e Baleia Rossi(MDB-SP), candidato do atual presidente Rodrigo Maia.

Esta eleição tem grande peso dentro do contexto político, pois cabe ele decidir sobre votações que vão para pauta, também podendo autorizar o pedido de impeachment, outro fator bastante relevante dentro deste processo eleitoral é que ele é o segundo  na linha de sucessão para presidência da república.

 

Sobre Valeria Baldez

Verifique também

Bombeiros retomam nesta quarta, 12, buscas por desaparecidos da tragédia de Brumadinho

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais anunciou a retomada das buscas por desaparecidos da …

Deixe uma resposta