foto: Agência Brasil

Fiocruz alerta: é preciso ação compartilhada no combate à covid

Uma nota técnica da Fiocruz alerta para a importância de decisões compartilhadas e coordenadas entre governo federal, estados e municípios para melhorar o fluxo de atendimentos para os pacientes com a covid -19.

Segundo o documento, a população infectada pelo vírus busca atendimento de acordo com critérios de proximidade e unidades de saúde disponíveis, sem levar em conta as fronteiras das macro regiões de saúde definidas no planejamento dos 26 estados e do Distrito Federal. Este é um cenário, segundo a Fiocruz, que exige integração de políticas de combate à covid-19 entre municípios que compartilham uma mesma rede de atendimento.

O epidemiologista do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde da Fiocruz, e um dos autores da nota técnica, Diego Xavier, ressalta que é muito importante os municípios entenderem em qual rede eles se localizam para que haja o compartilhamento das medidas de isolamento social. O pesquisador alerta ainda para a necessidade de diálogo entre os gestores dos estados, já que áreas limítrofes registram deslocamentos importantes de pacientes, e também destaca o papel do Ministério da Saúde na organização dessas redes de atendimento.

Com base nos dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde e do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe, a nota técnica mostra que apenas 13% dos 5.570 municípios tem capacidade de atendimento a pacientes com covid-19 em UTI. E pouco menos de um quinto conseguiu atender mais de 10% dos casos que exigiam terapia intensiva.

 

Fonte: Agência Brasil

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Maranhão registra segunda morte por dengue em 2024; primeiro óbito por chikungunya também é confirmado

O Maranhão registrou o segundo caso de morte por dengue grave no ano de 2024 …

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x