Foto: Reprodução

Governo reforça imunização contra a Covid-19 no estado com Arraial da Vacinação na região do Munim

O Arraial da Vacinação contra a Covid-19, organizado pelo Governo do Estado, alcançou mais um município maranhense nesta terça-feira (15). Desta vez, a cidade de Morros foi a beneficiada com a ação que vem sendo executada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com os municípios. A proposta do Governo é, com a estratégia, auxiliar as prefeituras no trabalho de imunização contra a doença.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, acompanhou a vacinação no município. “Morros é a segunda cidade fora da Grande Ilha que recebe o Arraial da Vacinação contra Covid-19. Com esta ação, melhoramos bastante o ritmo de vacinação da cidade, pois já estamos vacinando o público de 25 anos ou mais, idade bem acima da média nacional. É fundamental irmos atrás de todo mundo e não deixar ninguém para trás”, destacou o secretário Carlos Lula. Para facilitar o acesso, foram disponibilizados dois pontos para imunização. Um na Escola Municipal Padre Malagrida e outro na Escola Municipal José de Anchieta. A imunização foi direcionada ao público geral de 25 anos ou mais, pessoas com comorbidades (hipertensos e diabéticos), a partir dos 18 anos; profissionais da educação com 18 anos ou mais, além de gestantes e puérperas.

Para o prefeito de Morros, Paraíba, essa parceria com o Governo do Estado beneficia a população. “Quero agradecer ao Governo do Estado que não tem medido esforços para que a vacina chegue aos 217 municípios. Sabemos que não é fácil; eu vejo o Secretário Carlos Lula que não descansou durante essa pandemia. Fico muito feliz com a cidade de Morros sendo contemplada com o Arraial da Vacinação, pois nosso intuito é vacinar o maior número de pessoas possível”, afirma o prefeito Paraíba.

O Arraial da Vacinação também conta com a parceria da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), que possibilita ao público que vai se vacinar, apreciar apresentações típicas do período junino. “Infelizmente não pudemos ter o São João típico de todos os anos por conta da pandemia, mas estamos aproveitando esse momento de imunização para também proporcionar um pouco de contato com a cultura popular maranhense”, explica o secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso.

Para a vacinação, devem ser apresentados documentos como RG, CPF, cartão do SUS, cartão de vacinação e comprovante de residência de Morros. No caso dos professores, é necessária a apresentação de contracheque, e quem possui comorbidade precisa apresentar um laudo médico comprovando a doença. Durante a passagem pelo município, o secretário Carlos Lula realizou uma vistoria ao Hospital Municipal de Morros, que está passando por uma obra de reforma estrutural, fruto de uma parceria do Governo do Estado com o Município de Morros.

“Semanas atrás tínhamos realizado uma visita à cidade. Vimos as condições do hospital e nos comprometemos a recuperar a unidade e entregar ao município. Teremos um novo hospital com qualidade, respeitando os padrões de Vigilância Sanitária e podendo ser utilizado pela população”, pontuou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

A unidade está passando por uma reforma geral, onde também será realizada a impermeabilização das paredes e recuperação de toda a parte hidráulica. Após a conclusão da obra, o Hospital Municipal de Morros será referência de atendimento para a região e funcionará como porta de entrada para o Hospital Regional de Morros.

 

Fonte: Governo do Maranhão

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Ministério abre inscrições para a realização de conferências livres para debater aspectos a serem incorporados na PNDU

O Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, recebe até 25 de julho inscrições de organizações …

Deixe uma resposta