segunda-feira , 18 outubro 2021
Foto: (Reprodução / Governo do Maranhão)

Hemomar mobiliza população para doar sangue

O Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemomar) está operando com os estoques de sangue em situação crítica. Os estoques variam diariamente, contudo nos últimos dias quase todos os tipos estão com quantidades abaixo do ideal – na quarta-feira (25), o único tipo em situação adequada era o B-. Para doar a pessoa precisa estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, estar alimentada, levar um documento oficial com foto e não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação. Quem tem 16 e 17 anos pode doar, desde que acompanhado do pai ou da mãe ou de um responsável legal que possa assinar um documento de autorização.

Na pandemia, a queda nas doações se acentuou, mesmo com o serviço funcionando normalmente seguindo todos os protocolos sanitários. Levantamento realizado pelo Hemomar apontou que comparando 2020 com 2019, houve uma redução de 10,5% no número de doações de sangue no Hemocentro de São Luís. Ano passado, foram registradas 50.656 doações, enquanto em 2019, foram 56.579.

O Hemomar, da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e administrado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 12h. Possui hemonúcleos em Santa Inês, Caxias, Balsas, Pedreiras, Codó, Imperatriz e Pinheiro.

SERVIÇO
O quê: Hemomar mobiliza população para doar sangue.
Quando: Sexta-feira (27), às 9h.
Onde: Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão – Hemomar (R. Cinco de Janeiro, s/n – Jordoa).

 

Fonte: (Rádio Educadora do Maranhão / Governo do Maranhão)

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Governo do Maranhão divulga curso de capacitação do Programa Agente Jovem Ambiental

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos …

Deixe um comentário