Pastoral Familiar se aprofunda sobre desafios para continuar evangelizando as famílias

Cerca de 100 integrantes da Pastoral Familiar de todas as regiões do país se debruçaram, no último final de semana (8, 9 e 10 de novembro), em torno dos desafios e oportunidades para a evangelização das famílias no país. Eles participaram do Encontro Nacional de Formação, realizado na Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia, em Manaus (AM). O evento reuniu casais coordenadores, agentes de pastoral, bispos, padres e representantes de movimentos e serviços familiares.

A iniciativa foi conduzida pelo padre Abimar Oliveira de Moraes, professor do Departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e vigário da paróquia de Santa Rita (Centro do Rio de Janeiro). Ele dividiu o encontro em torno de algumas grandes temáticas:

  • a complexidade do evangelizar hoje;
  • o contexto pastoral de cristandade;
  • o declínio deste modelo pastoral;
  • a necessidade de entender questões são importantes para a evangelização hoje (centralidade da pessoa humana, o desejo de felicidade que carrega na sua vida, a crise socioambiental, a cultura digital que influencia o nosso viver);
  • as contribuições que a Igreja tem a oferecer para a elaboração de uma pastoral para as famílias e uma pastoral com as famílias.

“É uma bonita intenção de construirmos uma nova atuação pastoral que seja feita com a cooperação das famílias e que ajude a renovar o seu compromisso como importante instrumento e agentes de transmissão da fé”, disse o padre Abimar Oliveira.

O bispo da diocese de Ponta Grossa (PR) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Bruno Elizeu Versari, ressaltou que o encontro foi uma oportunidade de reflexão, atualização e troca de experiências. “É um momento oportuno para rezar, para estudar e pedir a Deus a graça de apoiar e orientar os casais nessa missão de evangelizar as famílias na vivência da fé, na alegria de servir a Deus como Pastoral Familiar”, enfatizou o bispo.

*Com informações da CNBB | Por André Luiz/Portal Vida e Família

Sobre Matheus Coimbra

Verifique também

UEMA oferece vagas em cursos de graduação à distância

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Simplificado …

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x