Na manhã desta segunda-feira (30), o presidente do Regional Nordeste 5, dom Sebastião Bandeira, bispo da diocese de Coroatá, pronuncia carta a Igreja do Maranhão. “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt.28,20).
Brevemente estaremos vivendo a Semana Santa, que culmina com a festa da páscoa, o momento mais importante do ano litúrgico.
Neste ano, as doze Dioceses da Igreja Católica do Maranhão, tomaram a decisão de realizar as celebrações sem a presença física das pessoas, acatando as orientações dos profissionais de saúde, da experiência internacional e respeitando os decretos das autoridades governamentais. Embora nos cause sofrimento, este é um gesto de zelo e cuidado para com a nossa população que merece ser protegida de tão grave perigo.
Estamos convictos de que a melhor forma de proteger e evitar danos maiores em consequência da contaminação do novo coronavírus é assumir de maneira responsável o isolamento social, isto é ficar em casa, no tempo em que for necessário.
Leia na íntegra:
Ao Povo de Deus que está no Maranhão,
“Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt.28,20).
Brevemente estaremos vivendo a Semana Santa, que culmina com a festa da páscoa, o momento mais importante do ano litúrgico.
Neste ano, as doze Dioceses da Igreja Católica do Maranhão, tomaram a decisão de realizar as celebrações sem a presença física das pessoas, acatando as orientações dos profissionais de saúde, da experiência
internacional e respeitando os decretos das autoridades governamentais. Embora nos cause sofrimento, este é um gesto de zelo e cuidado para com a nossa população que merece ser protegida de tão grave perigo.
Estamos convictos de que a melhor forma de proteger e evitar danos maiores em consequência da contaminação do novo coronavírus é assumir de maneira responsável o isolamento social, isto é ficar em casa, no tempo em que for necessário.
Como pastores, afirmamos que a vida do ser humano está em primeiro lugar, não é apenas um número para ser calculado, mas deve ser considerada nas decisões econômicas e políticas do país. A vida de cada ser humano
deve ser salva.
Preocupa-nos a situação de tantas pessoas que além da ameaça da doença, estão sofrendo as consequências das enchentes, a situação do desemprego, a angústia daqueles que estão vendo seus negócios fracassarem, sem
nenhuma reserva financeira, vivendo em situação de carência e insegurança. É imprescindível que o Estado assegure um subsídio básico emergencial e busque medidas urgentes para estas pessoas atingidas pela grave
crise para não cairmos em um caos social.
Alertamos para o grande perigo de grupos que ao buscar resolver o problema econômico pessoal ou da empresa, acabem causando danos maiores a si mesmos e aos outros nesta fase tão decisiva de afastamento social. O relaxamento precoce dessas medidas que previnem, pode causar danos irrecuperáveis, como já nos alertaram autoridades que viveram esta experiência. Estamos na mesma barca e devemos nos salvar juntos,
com a solidariedade de todos.
É hora de reconhecer e apoiar a todos os que estão assumindo com coragem e determinação o combate desta pandemia, entre elas as autoridades públicas, aqueles que realizam tarefas essenciais na sociedade, os profissionais da saúde, e outras pessoas que arriscam a sua vida no silêncio e no anonimato para que muito sofrimento seja evitado. Apelamos para que tudo seja feito a fim de oferecer aos pacientes e aos que deles cuidam os equipamentos necessários para proteger suas vidas e as dos outros nas diversas regiões do estado.
Como disse Santo Inácio de Loyola: “Devemos trabalhar como se tudo dependesse de nós e rezar e como se tudo dependesse de Deus”, por isso convido a todos os católicos do Maranhão, para nos unirmos em oração,
na Sexta-feira santa, às 18.00 horas, em cada casa, com a reza do terço, colocando se possível, na janela ou porta da rua, uma vela acesa, sinal da nossa esperança na vitória do Cristo ressuscitado, Senhor da vida.
Querido irmão e querida irmã, a Igreja no Maranhão, que forma o Regional NE V da Conferência dos Bispos do Brasil, fará sempre o possível de estar ao seu lado neste momento de sua vida. Nossa Senhora, saúde de seu povo, interceda por todos nós.
São Luís, 30 de março de 2020