A Procuradoria Geral do Município de São Luís vai acionar, o Sindicato das Empresas de Transportes de São Luís (SET), devido aos problemas enfrentados por usuários do transporte público com a migração para o novo sistema de bilhetagem.
Desde o início da mudança para o novo sistema, usuários do transporte público de São Luís têm enfrentado problemas para conseguir trocar os cartões de passagem. Por conta disso, nos últimos dias, houve registro de muitas filas nos terminais de integração e insatisfação por parte da população.
Alguns usuários relataram que chegaram a perder até R$ 6 mil reais em créditos devido a migração para o novo sistema. Outros passageiros alegam que ao utilizarem os cartões, o saldo sempre aparece como insuficiente.
“Meus R$ 6 mil não foram transferidos, nem um centavo. Quero saber o que significa créditos válidos. Eu gostaria de uma explicação. Isso é uma falta de respeito,” disse uma usuária.
Após a repercussão do caso, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), se manifestou sobre o caso. Ele afirmou que além do SET ser acionado, a Procuradoria Geral do Município vai solicitar uma auditoria para investigar a migração dos créditos do sistema antigo para o novo.
“Essa é uma decisão abusiva e arbitrária, por parte do sindicato que representa os operadores das empresas de transportes de São Luís. Acionei a Procuradoria Geral do Município para que tome todas as medidas necessárias em relação a esse caso, assim como determinei uma auditoria na migração dos créditos do sistema antigo para o novo sistema de bilhetagem. O novo sistema de bilhetagem deveria ter chegado para melhorar a vida das pessoas, não para causar esse tipo de transtorno e nós vamos corrigir essa situação”, disse o prefeito.
O Sindicato das Empresas Transporte de Passageiros de São Luís (SET) havia prorrogado, até 22 de maio, o prazo para troca de cartões do novo sistema de bilhetagem em São Luís. Entretanto, por conta de problemas registrados por usuários de transporte público, ainda é possível realizar a troca.
A prorrogação aconteceu após usuários realizarem inúmeras denúncias contra as imensas filas que eram registradas nos Terminais de Integração de São Luís.
Uma equipe do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon-MA) notificou o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) sobre os problemas apresentados e o bloqueio dos cartões de transporte.
O SET tem 20 dias para responder sobre as irregularidades encontradas durante o processo da troca dos cartões de transporte.
Via G1.com