assembleia da APRUMA- Seção Sindical do ANDES – Sindicato Nacional

Professores da Universidade Federal decretam, greve por tempo indeterminado

Professores e servidores públicos entram em greve nacional nas universidades federais, institutos federais e centros federais de educação tecnológica a partir desta segunda-feira, 15.

Os professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) se juntam aos servidores técnico-administrativos, que estão em paralisação desde 18 de março.

Nesse primeiro dia de greve está marcada uma audiência pública para debater as mobilizações e paralisações nas universidades e institutos federais na Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, em Brasília.

A decisão se deu durante uma assembleia realizada, no dia 8 de abril, pela Seção Sindical do ANDES – SN (APRUMA)  que contou com participação da categoria. A votação da greve seguiu o indicativo aprovado pela categoria no dia 21 de março.

Entre as demandas das instituições, estão a melhoria das condições de trabalho, alteração no registro de ponto eletrônico e revogação de portaria que trata da regulamentação das atividades docentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, além da ecomposição salarial com reajuste de 22,71%, divididos em três parcelas de 7,06%, em 2024, 2025 e 2026. Serão realizadas reuniões entre secretarias do MEC e as respectivas entidades. O primeiro encontro será em 6 de maio.

O Governo Federal, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), propôs o reajuste de 4,5%, mas apenas em 2025 e 2026, ainda apresentou uma proposta de reajuste dos auxílios alimentação, saúde e creche que não contempla aposentados e pensionistas.

O sindicado cobra recomposição do orçamento público das Instituições Federais de Ensino; garantia de concursos públicos para docentes e técnicos; ampliação do orçamento para Assistência Estudantil; fim da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas e fim de assédios moral e sexual nas instituições de ensino federais.

com informações da Rádio Agência Nacional e g1

IMAGEM: APRUMA

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Poder Judiciário Corregedoria Mídias Notícias Judiciário condena Caema por vazamentos de esgotos na Península da Ponta D’Areia

Sentença do juiz Douglas de Melo Martins (Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São …

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x