Foto: Diocese de Crato (CE)

Programa “Roda Viva” entrevista o novo arcebispo para a Arquidiocese de São Luís, Dom Gilberto Pastana

Em entrevista ao programa “Roda Viva” da Rádio Educadora 560 AM o novo bispo nomeado nesta última quarta-feira (2), Dom Gilberto Pastana, falou sobre a alegria da nomeação e em se tornar o novo pastor da igreja em São Luís. Um de seus propósitos é anunciar e proclamar o reino de Deus na perspectiva sinodal, tema bastante refletido pela igreja.

Pouco antes da entrevista com o novo arcebispo, a Rádio Educadora ouviu por telefone Dom Belisário, arcebispo emérito da arquidiocese, comentou como foram seus últimos 21 anos no Maranhão e os quase 16 anos em São Luís. Para ele uma das mudanças mais marcantes foi a nomeação de vários bispos maranhenses. Será possível encontrar o arcebispo emérito de São Luís em alguma província de Minas Gerais, seu estado natal.

“Nós temos que nos reinventar” – Dom Belisário.

A nomeação deve ser concretizada em até 60 dias, mas dom Gilberto acredita que ele deve chegar antes deste prazo. Não será a primeira vez que Dom Gilberto vem ao Maranhão, uma vez que ele já atuou como bispo de Imperatriz, inclusive afirma que a cidade foi seu primeiro amor.

“O tempo sempre é o tempo de Deus.” – dom Gilberto Pastana

 

Saiba mais sobre quem é o novo arcebispo nomeado para a Arquidiocese de São Luís.

Paraense de Boim, Dom Gilberto nasceu em 29 de julho de 1956. Estudou Filosofia na Universidade Federal do Pará e no Instituto de Pastoral Regional (IPAR), onde também cursou Teologia. Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 27 de julho de 1985, na paróquia Cristo Libertador de Santarém (PA). Dom Gilberto Pastana Oliveira é mestre em Teologia Espiritual pela Faculdade Teresianum, em Roma.

Em 18 de maio de 2016, o Papa Francisco o nomeou bispo coadjutor da diocese de Crato. Sua apresentação aconteceu na Sé Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato, no dia 17 de julho de 2016. Dom Gilberto exerceu o ofício de bispo coadjutor até sua nomeação como bispo diocesano, em 28 de dezembro de 2016. Desde 2016, dom Gilberto é bispo referencial para a Liturgia e para as CEBs no Regional Nordeste 1 da CNBB.

 

Fonte: Agência Educadora

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Solenidade Corpus Christi 2021

Arquidiocese de São Luís realiza Solenidade adaptada por conta da pandemia A Solenidade de Corpus …

Deixe uma resposta