Às vésperas da abertura do Novenário de São José de Ribamar 2020, os padres Cláudio Roberto Cruz e Gutemberg Feitosa, reitor e vice-reitor do Santuário, concederam entrevista à Rádio Educadora do Maranhão, nesta segunda-feira (09), no programa Roda Viva.
Em conversa com o jornalista Juraci Filho, padre Cláudio esclareceu sobre as datas em que o santo padroeiro do Maranhão é celebrado: “Na verdade, o Dia de São José na Igreja Católica é 19 de março. Aqui no Maranhão nós celebramos São José no mês de setembro porque nós sabemos que o mês de março aqui comporta uma grande quantidade de chuvas. Então por isso os missionários haviam transferido para setembro”, comentou.
O reitor também falou sobre as novidades implantadas em sua gestão: “Havia um pequeno tríduo, bem simples, em março. Quando chegamos ao santuário, nós colocamos um novenário completo. Em setembro havia dez dias de festa e nós colocamos um mês. Tem sido um sucesso, o povo participa com muito carinho”, finalizou.
Por sua vez, padre Gutemberg Feitosa, falou sobre o que espera para o dias da festividade: “A expectativa é sempre que a gente possa realizar um festejo de evangelização e de grande espiritualidade. Esse é o objetivo principal: nos alimentarmos da Palavra de Deus, dos sacramentos da Eucaristia e, assim, nesta caminhada quaresmal, que é o tempo em que vivemos esse primeiro festejo, que a gente chegue na Páscoa mais convertido, mais santificado”, pontuou.
Tema e lema
Alinhado com o tema da Campanha da Fraternidade 2020 e com o Ano Missionário Arquidiocesano, o novenário será guiado pelo tema “São José de Ribamar, Padroeiro do Maranhão”, e pelo lema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”. São José, provedor do lar de Nazaré, em suas virtudes, é inspiração na defesa da vida plena como dom de Deus e compromisso do cristão em missão.
Programação
Segunda: 17h e 19h
Terça e sábado: 6h, 15h, 17h e 19h
Quarta e sexta: 6h, 17h e 19h
Domingo: 06h, 08h30, 10h (batizados), 11h,17h e 19h
Quermesse: todos os dias, às 20h30
Dia 19 (quinta-feira): 06h, 08h30, 10h (batizados), 11h, 15h,16h (procissão), 17h30
*Por Hendrick Gaioso | Rádio Educadora do Maranhão