sábado , 4 abril 2020
Home / Sem categoria / Reitores destacam novenário de São José de Ribamar no Roda Viva

Reitores destacam novenário de São José de Ribamar no Roda Viva

Às vésperas da abertura do Novenário de São José de Ribamar 2020, os padres Cláudio Roberto Cruz e Gutemberg Feitosa, reitor e vice-reitor do Santuário, concederam entrevista à Rádio Educadora do Maranhão, nesta segunda-feira (09), no programa Roda Viva.

Em conversa com o jornalista Juraci Filho, padre Cláudio esclareceu sobre as datas em que o santo padroeiro do Maranhão é celebrado: “Na verdade, o Dia de São José na Igreja Católica é 19 de março. Aqui no Maranhão nós celebramos São José no mês de setembro porque nós sabemos que o mês de março aqui comporta uma grande quantidade de chuvas. Então por isso os missionários haviam transferido para setembro”, comentou.

O reitor também falou sobre as novidades implantadas em sua gestão: “Havia um pequeno tríduo, bem simples, em março. Quando chegamos ao santuário, nós colocamos um novenário completo. Em setembro havia dez dias de festa e nós colocamos um mês. Tem sido um sucesso, o povo participa com muito carinho”, finalizou.

Por sua vez, padre Gutemberg Feitosa, falou sobre o que espera para o dias da festividade: “A expectativa é sempre que a gente possa realizar um festejo de evangelização e de grande espiritualidade. Esse é o objetivo principal: nos alimentarmos da Palavra de Deus, dos sacramentos da Eucaristia e, assim, nesta caminhada quaresmal, que é o tempo em que vivemos esse primeiro festejo, que a gente chegue na Páscoa mais convertido, mais santificado”, pontuou.

Tema e lema          

Alinhado com o tema da Campanha da Fraternidade 2020 e com o Ano Missionário Arquidiocesano, o novenário será guiado pelo tema “São José de Ribamar, Padroeiro do Maranhão”, e pelo lema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”. São José, provedor do lar de Nazaré, em suas virtudes, é inspiração na defesa da vida plena como dom de Deus e compromisso do cristão em missão.

Programação

Segunda: 17h e 19h

Terça e sábado: 6h, 15h, 17h e 19h

Quarta e sexta: 6h, 17h e 19h

Domingo: 06h, 08h30, 10h (batizados), 11h,17h e 19h

Quermesse: todos os dias, às 20h30

Dia 19 (quinta-feira): 06h, 08h30, 10h (batizados), 11h, 15h,16h (procissão), 17h30

*Por Hendrick Gaioso | Rádio Educadora do Maranhão

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Presidente do Regional Ne 5 divulga carta ao povo de Deus no Maranhão

Na manhã desta segunda-feira (30), o presidente do Regional Nordeste 5, dom Sebastião Bandeira, bispo …

Deixe uma resposta